Menu

Coluna / +Tecnologia / Fake News! Tome cuidado com as mensagens que recebe via mensageiro

Despois dos últimos acontecimentos ocorridos no Brasil, crise no governo, greve dos caminhoneiros e agora possível greve dos petroleiros, o que se mais recebe é a disseminação de notícias via mensageiro, porem nem tudo que você recebe no seu smartphone pode ser levado a sério, os “Fakenews”, como são chamadas, viraliza e invade o grupo da sua família sempre alguma nova notícia aparece.

Foto: www.opovo.com.brFoto: www.opovo.com.br

Não é de hoje que recebemos várias mensagens via WhatsApp, Messenger do Facebook dentre outros aplicativos de conversa virtual. Porem uma pratica, nada legal, toma conta dos principais temas dos grupos. A “FakeNews“ acontece quando alguém aproveita de uma determinada situação para criar um tema novo explorando a fragilidade de um acontecimento maior e espalhando mentiras. Na sua maioria as notícias são bem redigidas e com algum fundo de verdade, aproveitando de temas já conhecidos e noticiados em grandes meios de comunicação. Porem mudanças podem ocorrer nos fatos e isso leva ao usuário a acreditar naquela “Fakenews”. O congresso tem abordado o tema, e alguns parlamentares já se mobilizam para criar leis que punem pessoas que criam esse tipo de conteúdo. Existe um projeto de lei, de número 9533/2018, do deputado Francisco Floriano (DEM-RJ), que prevê pena de até 4 anos de reclusão para quem produzir e divulgar uma “FakeNews”.

Vejo que esse projeto de lei precisa de um detalhamento maior, pois as vezes é complicado, devido a perfeição dos textos produzidos, a identificação das notícias verdadeiras ou não.

Cuidado ao receber mensagens no mensageiro, fique atento para não espalhar mentiras. Verifique a fonte das mensagens, se esta pessoa que enviou leu a notícia em algum grande meio de comunicação ou só recebeu de outro usuário. Pesquise em outras fontes. Se você quer repassar aquela notícia para aquele grupo da família, pesquise no Google sobre o assunto. Se for verdadeira, outros meios de comunicação estarão falando disso também. Verifique por erros de português. Quem escreve essas notícias as vezes não preocupa muito com a escrita. Tome cuidado por fotos e vídeos de outros acontecimentos que são usados para ilustrar essas notícias falsas.

Fonte
https://goo.gl/a9HxYP



Profissional de TI, casado e aspirante a Jedi. Trabalha na área de TI deste 2002. Formado em Sistemas de Informação. Amante de Tecnologia. Gosta de jogos eletrônicos e dedica algum tempo livre a Steam ao som de um bom Rock and Roll . Atleta de fim de semana nunca dispensa um futebol com os amigos. Trabalhou por 5 anos na Stefanini Solutions e hoje faz parte da equipe da Brennand Cimentos em Sete Lagoas.




O SeteLagoas.com.br utiliza cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência!
Termos