Menu

Coluna / +Tecnologia / Novas tecnologias prometem mostrar o quanto estamos viciados em smartphones

Cada vez mais esses “quadradinhos tecnológicos” se tornam indispensáveis para nossas vidas, estamos com eles em todos os lugares, trabalho, vida social, família. Acaba que as tecnologias embarcadas em um smartphone nós torna reféns dos aparelhos e um estudo relacionou os impactos que esta nova realidade chega a influenciar em nossa saúde. O estudo Bem-estar na era dos Smartphones sita 6 impactos que essa nova realidade causa aos seres humanos. Dentre esses seis impactos posso destacar aqueles que mais reflete inicialmente ao usuário. O uso excessivo pode afetar: o sono, a capacidade de se interagir com outras pessoas e nossa saúde mental. As grandes fabricantes de tecnologias já começam a enxergar isso e estão colocando em seus softwares, inteligência artificial que, monitora esse uso constante dos aparelhos e repassa tudo isso ao usuário. 

A Google, no seu novo Android (Android PIE), é uma das primeiras a criar um aplicativo especifico para isso. O Digital WellBeing, (bem-estar digital) incialmente está disponível apenas para smartphones da linha Pixel, mas logo vai chegar aos demais aparelhos. Com a ideia de melhorar a saúde do usuário, esse aplicativo mostra quanto tempo você está passando com seu aparelho. Diversas empresas já começam a criar mecanismos semelhantes afim de inibir o uso constante. Na Netflix algumas medias já foram tomadas para os “viciados” em seres. Antes a plataforma utilizava o termo “maratonar”, para que o usuário assistisse vários episódios de uma mesma série de uma só vez. Hoje esse termo não é utilizado mais. A empresa também pausa a serie caso você esteja mais de 3 episódios seguidos sem ter contato com o aparelho.

Foto: ilustrativa / DivulgaçãoFoto: ilustrativa / Divulgação

A preocupação com o digital wellbeing se faz justa uma vez que, se o usuário que utiliza, em excesso, um determinado aplicativo, e acaba se sentindo mal ou venha a ter problemas de saúde, isso não é “saudável” para as empresas. Sendo assim, os app’s que “cuidarão” da nossa saúde digital vai ser cada vez mais presente em nossas vidas. A pratica iniciada pela Google tem como objetivo mostrar para o usuário o quanto tempo ele passa com seu aparelho. Ele ainda terá o poder de escolha, de continuar ou não consumindo aquele conteúdo. Falando um pouco mais sobre o recurso, ele também mostra quanto tempo você já usou seu celular durante o dia e em quais aplicativos você passou nesse tempo. A quantidade de notificações você recebeu nesse determinado tempo examinado. Clicando em cima desses aplicativos ele mostra a quantidade notificações que você recebeu e vai ser nessa página também que irá poder restringir o uso, caso veja que está usando demais esse app. Uma outra função interessante é a que ativa uma cor diferente no seu display do seu aparelho, afim de desestimular o uso. Isso faz com que a nossa visão descanse mais no período da noite possibilitando uma melhor noite de sono. E não é só a google que aplica essas funções em seus aparelhos/sistema, a Apple já apresenta funções semelhantes. O Facebook e o Instagram também já contam com funções para monitorar sua utilização.

Cada vez mais o termo digital wellbeing vai está presente em nossas vidas. Creio que isso não vai estimular o não uso de tecnologia e sim fazer com que os usuários a utilizam de forma saudável. E você passa muito tempo mexendo no whatsapp ou facebook? Se considera dependente do seu smartphone? Estaria disposto a passar um dia sem ele? Em uma sociedade moderna, creio que é um pouco complicado ficar sem seu aparelho durante um dia inteiro.

Fonte: https://goo.gl/23K9K9



Casado, profissional de TI, fundador do canal [LORD]MJ no Youtube. Trabalha na área de TI deste 2002. Formado em Sistemas de Informação. Amante de Tecnologia. Gosta de jogos eletrônicos e dedica algum tempo livre a Steam ao som de um bom Rock and Roll. Atleta de fim de semana nunca dispensa um futebol com os amigos. Adora seus animais de estimação. Trabalhou por 5 anos na Stefanini Solutions e hoje faz parte da equipe da Brennand Cimentos em Sete Lagoas.




O SeteLagoas.com.br utiliza cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência!
Termos