Menu

Notice: Trying to access array offset on value of type bool in /var/www/setelagoas/plugins/content/easyimagecaption/easyimagecaption.php on line 870

Notice: Trying to access array offset on value of type bool in /var/www/setelagoas/plugins/content/easyimagecaption/easyimagecaption.php on line 870

Coluna / Michael Andrade / + Tecnologia / Os 30 anos do W.W.W - World Wide Web

Para grande parte da população o www resume-se na internet propriamente dita. Porem a internet e o World Wide Web são coisas diferentes. Ele veio bem depois e foi responsável por difundir a internet, que foi criada na década de 60. Já o WWW foi inventado a 30 anos atrás e mudou a forma como nós navegamos na internet, levando-a para as massas. Em 1989 um engenheiro britânico criou na maneira na qual até hoje você navega pela internet, Tim Berners Lee foi responsável pelo avanço gigantesco que a internet teria nós próximos anos.

Foto: Getty Imagens

A internet já existia bem antes, em 69 a ARPANET era restrita a órgãos federais e centros de ensino com intuído de promover pesquisas armamentistas e estudos científicos. Ela era de difícil acesso e navegação nada intuitiva, Quando Tim B Lee quando criou a web criou também a URL, ou Uniform Resoure Locator (localizador uniforme de recursos). O endereço que você digita para acessar algum site ou baixar algum arquivo. Criou também o Hyperlink e o conjunto se tornou padrão em todo o mundo. De acordo com o presidente da NIC.br “a web não é a mesma coisa que a internet. Existe coisas na internet que não são web e ela, a web, é uma aplicação que te ajuda a surfar pela internet.”. E essa facilidade de navegação só foi possível graças ao um gesto nobre do Tim Lee que abriu mão dos direitos autorais do uso do WWW, fazendo com que todas as empresas pudessem utilizar. Tornando a web PUBLICA, LIVRE E ABERTA. Isso foi um grande passo pois mudou a vida de bilhões de pessoas ao redor do mundo.

E a web influencia na economia de um país, de acordo com o banco mundial, o país tem aumento de 1% no seu PIB com o crescimento de 10% de banda larga no seu território. A web influencia não só a maneira como nos nós relacionamos afeta também a economia da nação. Tudo isso porque a web possibilitou a entrada de grandes comércios digitais. Hoje as pessoas não saem de casa para realizar compra de produtos. Grandes empreendedores realizam suas vendas na web e ela possibilita que seus produtos cheguem a pessoas que antes não tinha acesso. Podemos ver a força da web quando analisamos as maiores empresas do mundo. Dentre as 10 estão as empresas que nasceram do meio digital como GOOGLE, AMAZON, FACEBOOK dentre outras.

E oque podemos esperar para os próximos 30 anos? Nada é garantido! Existe uma variedade na internet e a cada dia ela muda. Hoje podemos utilizar muito uma rede social e amanha ela já caia em desuso. A mutação que ocorre na internet é ditada pelos usuários, e garantias e certezas na web, só o tempo poderá dizer.

Casado, profissional de TI, fundador do canal MICHAEL ANDRADE no Youtube. Trabalha na área de TI deste 2007. Formado em Sistemas de Informação. Amante de Tecnologia. Gosta de jogos eletrônicos e dedica algum tempo livre a Steam ao som de um bom Rock and Roll. Atleta de fim de semana nunca dispensa um futebol com os amigos. Adora seus animais de estimação. Trabalhou por 5 anos na Stefanini Solutions e hoje faz parte da equipe da Brennand Cimentos em Sete Lagoas.




O SeteLagoas.com.br utiliza cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência!
Termos