Menu

Coluna / Michael Andrade / + Tecnologia / O perigo de se comprar em sites online no Brasil

Não é surpresa que o Brasil seja em um dos países que mais compra em sites online no mundo. O brasileiro adora um E-commerce. Por mais que sites de varejo tentam praticar as práticas de “metade do dobro” ou “blackfraude” em períodos festivos, as pessoas ainda se sentem entusiasmadas em realizar compras online e vasculha a internet na hora de comprar aquele gadget novo, ou um tênis para as corridas de fim de tarde. Porem devidos cuidados devem ser tomados na hora de inserir seus dados pessoais em sites de compra.

Arte: Reprodução/InternetArte: Reprodução/Internet

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Serasa Experian juntamente com o BigData corp, 1 em cada 5 lojas de vendas online não possui o “Transport Layer Security” ou SSL. Esse certificado é responsável por criptografar a conexão com o servidor para que seus dados, (nome completo, CPF, número do cartão de crédito, código de segurança do cartão e usuário e senha do site) sejam mantidos em segurança durante a compra online. A pesquisa ainda afirma que: “o brasil encerrou em 2017 com 1,964 milhão de tentativas de fraude, representando uma alta de 8,2% em relação ao ano de 2016.” Verificar se o site tem ou não segurança SSL é fácil. Basta verificar no canto superior do seu navegador se o site possui um cadeado, ao clicar nele vai mostrar o certificado do site. Além de depois do HTTP existe um “S”.

Sempre desconfie de sites com promoções absurdas. Pesquise bem antes de realizar compras online e converse com pessoas que já tiveram experiencias de compra online. Uma boca dica para compra online é usar os cartões virtuais do Nubank ou banco Inter. São opções de cartões de créditos que são criados virtualmente com intuito de realizar uma compra somente. Sendo assim vocês podem colocar o limite desejável e criar o cartão com um número e código. Este “cartão virtual” será disponibilizado somente para aquela compra. E ao fim da transação você poderá cancelar o cartão. Fácil, prático e seguro.
Para saber mais sobre tecnologia leia os outros artigos no site de sete lagoas clicando aqui.

Fontes
SerasaExperian
Cartão virtual

Casado, profissional de TI, fundador do canal MICHAEL ANDRADE no Youtube. Trabalha na área de TI deste 2007. Formado em Sistemas de Informação. Amante de Tecnologia. Gosta de jogos eletrônicos e dedica algum tempo livre a Steam ao som de um bom Rock and Roll. Atleta de fim de semana nunca dispensa um futebol com os amigos. Adora seus animais de estimação. Trabalhou por 5 anos na Stefanini Solutions e hoje faz parte da equipe da Brennand Cimentos em Sete Lagoas.




O SeteLagoas.com.br utiliza cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência!
Termos