Menu

Coluna / Nutrição / Diabetes em crianças e adolescentes

Planos alimentares individualizados e regimes intensivos de insulina podem fornecer flexibilidade às crianças e aos adolescentes com DM (Diabetes Mellitus) na acomodação do tempo e dos horários de refeições irregulares, em situações de variação de apetite e níveis de atividade física.

A glicemia dentro da meta deve ser estimulada, uma vez que a hiperglicemia crônica pode produzir sequelas neurocognitivas em crianças, e, por outro lado, a hipoglicemia, em crianças pequenas, pode causar danos graves.

Criança com diabetes / Foto: diabeticool.comCriança com diabetes / Foto: diabeticool.com

Portanto, a orientação alimentar de quantidades consistentes de carboidratos em horários frequentes (3/3h) deve ser priorizada a fim de evitar essas alterações importantes na glicemia. Nos episódios de hipoglicemia nos quais a criança esteja lúcida, sugere-se o uso de 15g de carboidratos de rápida absorção, o que equivale a uma colher (sopa) de açúcar para 200 ml de água ou 200 ml suco de laranja ou 200 ml de refrigerante regular ou cinco sachês (3g) de mel ou três balas macias (15g de CHO).

O uso de biscoitos doces ou chocolates não é recomendado para a correção da hipoglicemia porque esses alimentos contêm alto conteúdo de gorduras, o que retarda a absorção do carboidrato, acarretando aumento exacerbado da glicemia horas mais tarde. Recomenda-se que a criança leve para escola, além da merenda, um kit com balas macias ou açúcar para ser usado nos casos de hipoglicemia.

Diretrizes SBD 2015-2016

Agende já sua consulta nutricional: Rua Zoroastro Passos 170 sala 605 Núcleo das Clínicas 3153.7068



Mestre em Educação em Diabetes, pós graduada em Nutrição Humana e Saúde pela UFLA, graduada em Nutrição pela UFOP. Professora de Nutrição na Faculdade Ciencias da Vida e Supervisora de estágio do UNIFEMM, realiza atendimentos personalisados em casa (Home Care) e no consultório. Rua Zoroastro Passos 170/605 Centro Sete Lagoas - Tel: 3153-7068

 



Publicidade

O SeteLagoas.com.br utiliza cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência!
Termos