Menu

Coluna / Rodrigo Paiva / O fim da dieta / Diálogo do obeso com o fumante

Diálogo do obeso com o fumante

O: Por que você não para de fumar? Faz tão mal... Você não sabe?

F: Sei sim. Mas, não consigo parar é muito difícil. E você? Por que não "para" de comer? Não sabe que obesidade também faz muito mal?

O: Sei sim. Mas comer é tão bom!

F: Fumar também é muito bom.

O: E aqueles alertas atrás do maço de cigarro. Não te deixam com medo?

F: Deixam sim. E você? Não tem medo de diabetes, ficar cego, infarto, dor no joelho e nas costas? Já perdi mais amigos de infarto e problema renal causada por diabetes do que de câncer de pulmão.

O: Fui ao médico e ele disse que meus exames estão até bons. Estou tomando remédio para o colesterol e pressão. Aí, está tudo controlado.

F: Eu não tomo remédio nenhum. Está tudo ótimo.

O: E o câncer de pulmão? Não tem medo?

F: Claro que tenho. Obesidade aumenta mais a chance de ter um câncer que fumar. Não tem medo?

O: Do câncer tenho medo igual todo mundo tem. Não vai tentar para de fumar?

F: Um dia, talvez. Até queria parar, mas, mesmo com os riscos, fumar é um vício. Difícil parar. Igual comer não? Também é um vício. Escuto um tanto de gente que fala que não consegue cortar açúcar, refrigerante, pão, doce...

O: Você sabe que fumar faz mal. Por que fuma? É tão simples

F: Você sabe que comer muito faz mais mal ainda. Por que come açúcar, doce, refrigerante, cerveja, pão, macarrão, fritura? Emagrecer é simples. Só cortar isso.

O: É difícil. Fico até um tempo. Mas, são muitas festas, viagens, feriados. Aí vou comer para aproveitar! E também trabalho demais. É muito estresse.

F: Então está querendo me dizer que come para distrair e para desestressar? Eu também. Fumo para me distrair e desestressar. Comer e beber é igual fumar. É um vício. Você sabe que faz mal, mas, pelo tanto que é bom, não consegue parar.

O: Mas, cigarro é uma droga.

F: Açúcar também é.

O: Não. Açúcar é um alimento.

F: O que é droga para você?

O: Uma substância química que deixa você viciado, faz mal e, mesmo sabendo, você não consegue parar de usar.

F: Açúcar é exatamente isso. Ninguém acha que açúcar, trigo, álcool, fritura fazem bem e mesmo assim comem. Ou alguém acha que batata frita faz bem para a saúde? Igual cigarro. Faz mal, mas pelo prazer é difícil parar.

O: Mas, comer deixa a gente mais feliz.

F: Você vai me dizer que depois de sair de um restaurante empanturrado de comida, não aguentando comer mais nada você fica feliz? 10 min depois de ter acabado de tomar um refri e jogado a lata no lixo você está mais feliz? O negócio não é felicidade. Nenhum usuário de crack na rua tem cara de feliz. Nenhuma droga deixa ninguém mais feliz. Só temos prazer na hora. Assim como quando eu estou fumando. Na hora é bom demais. Na hora que acaba, passa. Aí, já já quero acender outro. Talvez eu seria mais feliz se não fumasse. Não preocuparia tanto com a minha saúde, ficaria sem tossir e teria mais fôlego. E você? Não seria mais feliz se fosse mais magro?

 



Rodrigo Paiva é graduado em Nutrição e Educação Física, pós-graduado em Fisiologia e autor do livro "As verdades que você precisa saber", lançado em 2013.




Publicidade

Links patrocinados