Menu

Coluna / Rodrigo Paiva / O fim da dieta / Meu intestino não funciona, o que eu faço?

Muita gente se encaixa nesse caso: "meu intestino é preguiçoso". É um incômodo tremendo o intestino não funcionar diariamente como deveria. Até que em dias alternados (dia sim, dia não), se a consistência das fezes estiverem normais (nem ressecadas, nem moles demais) é aceitável. Mais que isso, já é problema.

Foto: ilustrativa / reprodução internetFoto: ilustrativa / reprodução internet

Confira abaixo o que você pode fazer para ajudar seu intestino:

1: verificar sua tireoide. Independente se toma remédio ou não, os níveis de hormônios (TSH, T4 e T3) devem estar normais no sangue

2: caso tome qualquer remédio diariamente, verificar na bula se ele pode prender seu intestino.

Vamos agora para nossa alimentação e estilo de vida...

3: diminuir a quantidade de farinha de trigo (polvilho e fubá também), principalmente pela manhã. Isso ajuda muito mais que você pensa! As farinha formam uma "massa" dentro do intestino que movimenta com dificuldade deixando o intestino mais lento. Pão, mesmo que integral, pode piorar seu intestino.

4: beber água. Muita! Até a urina estar bem clara. Principalmente na parte da manhã.

5: comer mais gordura. Azeite, carnes um pouco mais gordurosas, coco, abacate... repare se no fim de semana em que come mais fritura (torresmo ou linguiça, por exemplo) seu intestino fica um pouco melhor (não estou falando para comer esse tipo de alimento; só é legal saber se a gordura pode ajudar seu intestino a funcionar ou não. Tente incluir as gorduras boas que mencionei no início).

6: comer mais fibras, sementes e alimentos com cascas: abóbora ou batata com casca, semente de mamão, girassol, linhaça, aveia...

7: praticar atividade física.

8: diminuir o consumo de laticínios. Mesmo os sem lactose. Para grande parte da população, leite e queijo podem "travar" o intestino.

Seguindo esses 8 passos, em 3-5 dias seu intestino deve regularizar. É muito difícil, eu sei. Mas, talvez valha a pena fazer o teste de não comer farinhas de manhã (coma ovos e frutas, por exemplo), beber muita água e cortar laticínios por alguns dias.



Rodrigo Paiva é graduado em Nutrição e Educação Física, pós-graduado em Fisiologia e autor do livro "As verdades que você precisa saber", lançado em 2013.



Publicidade

O SeteLagoas.com.br utiliza cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência!
Termos