Menu

Coluna / Rodrigo Paiva / O fim da dieta / Por que não usar adoçante?

Motivo 1: não é saudável (até agora, todos os adoçantes estudados têm pontos negativos para a saúde. Mesmo os naturais. São poucos estudos. Mas, mesmo assim, já acharam problemas ocorridos por causa dos adoçantes. Se pesquisarem mais profundamente, acharão mais pontos negativos)

Motivo 2: aumenta muito a fome e o apetite (estudos feitos com seres humanos e ratos mostram que depois de uma refeição com adoçante tendemos a comer mais sem perceber. Uma colher de arroz mais cheia, um bife maior, um pedaço de doce...)

Motivo 3: não emagrece e não controla a glicose (para a grande maioria). Sinceramente, nunca vi ninguém que emagreceu por ter começado a usar adoçante ao invés de açúcar. Para emagrecer e controlar a glicose é necessário mais esforço: atividade física e reduzir os tamanhos das porções, por exemplo.

Motivo 4: algumas pessoas têm menos energia ao longo do dia depois de usar adoçante. É como se o corpo se preparasse para receber energia vinda do açúcar, mas não recebeu. O adoçante é como "tapear" o cérebro: você dá um alimento doce que, teoricamente, teria açúcar e não tem, aí falta energia...

Por que não usar adoçante? - Foto: ilustrativa / reprodução internetPor que não usar adoçante? - Foto: ilustrativa / reprodução internet



Rodrigo Paiva é graduado em Nutrição e Educação Física, pós-graduado em Fisiologia e autor do livro "As verdades que você precisa saber", lançado em 2013.



Publicidade

O SeteLagoas.com.br utiliza cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência!
Termos