Menu

Thiago Fonseca

Coluna / Comunicação Empresarial / Marketing de oportunidade

Você percebeu que de uns tempos para cá estão surgindo campanhas publicitárias “relâmpago” em cima de acontecimentos banais do nosso cotidiano? Seja em cima de um acontecimento político, uma celebridade que dá uma bola fora ou empresas para sacanear a concorrência. 

Essas ações relâmpago referentes a algum acontecimento são chamadas de marketing de oportunidade, isso por que se aproveita de uma situação corriqueira para promover uma marca, um produto ou uma causa. Seu sucesso está associado à velocidade em criar as campanhas antes que o tal acontecimento caia em esquecimento, em vários casos essas ações estão no ar em questão de horas.

Vestido que causou polemica por sua cor. A cor verdadeira é azul e preto, mas dependendo de quem o vê, interpretava-o como branco e dourado / Foto: revistaglomour.globo.comVestido que causou polemica por sua cor. A cor verdadeira é azul e preto, mas dependendo de quem o vê, interpretava-o como branco e dourado / Foto: revistaglomour.globo.com

Esse movimento é uma adaptação das estratégias de comunicação e marketing para atender a nova realidade do mercado, no qual os novos consumidores acostumados com a velocidade que as informações circulam na web estão em busca de algo que os surpreendam. 

As empresas que aderem essa prática estão sempre antenadas ao mercado observando uma oportunidade de posicionar a sua marca ou promover um produto, e mais que isso, não tem medo de errar e estão abertas ao novo.

Veja abaixo alguns exemplos de sucesso de marketing de oportunidade:

Empresa de orientação jurídica pegou o exemplo do vestido para divulgar o serviço prestado / Foto: Divulgação Empresa de orientação jurídica pegou o exemplo do vestido para divulgar o serviço prestado / Foto: Divulgação

Acesse pelo youtube dois exemplos de comerciais recentes sobre marketing de oportunidade.






Graduado em Relações Públicas e com MBA em Gestão Estratégica de Negócios ambos pela PUC-Minas. É sócio diretor na Savana Comunicação e Marketing. Foi assessor de comunicação no Hospital Felício Rocho em Belo Horizonte por cinco anos. Atua como consultor de comunicação empresarial e coordenado do Grupo Comunicação Saúde.

O SeteLagoas.com.br utiliza cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência!
Termos