Menu

Coluna / Coach de Bem - Estar / O Bem-Estar em nossas vidas

Há algum tempo desde tempos em que estudava Educação Física na Universidade Federal de Viçosa, ficava pensando e quase na maioria das vezes me questionava sobre o real significado de bem-estar na vida de todas as pessoas a minha volta. Pois nos ambientes em que sempre estive, o tema ‘’Bem-Estar’’ é algo muito falado, mas pouco discutido.

Escutar sobre esse tema era sempre decepcionante, pois sempre os termos relacionados eram apenas exercícios físicos e alimentação. Sempre achei equivocado colocar o bem-estar dependente apenas desses dois parâmetros, até que resolvi estudar mais a fundo sobre o tema e hoje entendo que tal como algumas situações que geram mal-estar nas nossas ações podem gerar bem-estar logo o equilíbrio de várias áreas da sua vida se faz necessário, para que podemos viver satisfeito com nossas ações no dia-a-dia.

Em uma definição simples do ‘’Bem-Estar’’, extremamente fácil de encontrar no google é:

1. Estado de satisfação plena das exigências do corpo e/ou do espírito.
2. Sensação de segurança, conforto, tranquilidade.

Você concorda com a definição?

Então a palavra bem-estar começou a ser algo comum a nossas cordas vocais e para nossos ouvidos. Como consequência disso, programas de TVs foram criados, espaços imensos na mídia foram alocados, grandes empresas perceberam o movimento e criaram linhas inteiras de produtos e serviços focados nisso, grandes campanhas publicitárias sobre o tema foram divulgados como uma grande bola de neve. Mas mesmo após esse grande movimento a real definição do bem-estar ficou um pouco esquecida, e continuamos a associar muito mais a palavra com a alimentação e exercício físico do que antes, um efeito colateral em função da exposição excessiva do termo.

Fato é que as pessoas esqueceram outros fatores de valor igual ou até mais importante que exercício físico e alimentação, você já imaginou trabalhar em um local que não sente motivado ou mesmo ter grandes dificuldades em se relacionar com ás pessoas da sua casa, ou melhor, estar cheio de dividas e não possuir nada que faça gerar prazer?

Todas essas situações nas quais citei geram um tremendo mal-estar quando associado a outras questões, gerando uma roda de sentimentos ruins e o pior gerando mudanças negativas nas pessoas. Essas situações geram sentimentos totalmente opostos da sensação de bem-estar que estamos acostumados a sentir e não a ouvir.

O Bem-Estar é algo muito complexo e exige um gerenciamento disciplinado de cada uma das áreas de nossa vida.

Você conseguiria desenvolver o seu bem-estar apenas utilizando o exercício físico e a alimentação como base?

Absolutamente não!

Romance / Foto Ilustrativa: clinicapsicologialisboa.blogs.sapo.ptRomance / Foto Ilustrativa: clinicapsicologialisboa.blogs.sapo.pt

O bem-estar, ao meu ver está pautado em várias áreas, que devem ser conduzidas com muita disciplina e busca por um controle e desenvolvimento, no meu ponto de vista, ás áreas que podem ser geradoras de Bem-Estar ou Mal-Estar são elas:

• SÁUDE
• AMBIENTE FISICO
• CARREIRA
• DESENVOLVIMENTO PESSOAL
• RELACIONAMENTOS
• ROMANCES
• DINHEIRO
• DIVERSÂO E LAZER

Você já parou para pensar e analisar se consegue equilibrar todas essas áreas em sua vida?

Como anda sua satisfação com alguns desses termos?

Tem vontade de conhecer melhor seu bem-estar?

Ajude-nos, participe de uma pesquisa que o pessoal do ‘’Coach de Bem-Estar’’ formatou! Acesse o link AQUI.



Tiago Pereira é formado em Educação Física, tem MBA em Gestão Estratégica de Negócios, é Diretor/Proprietário Workfit-Conectando Saúde em sua Vida e Colaborador Nado Livre Academia.




O SeteLagoas.com.br utiliza cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência!
Termos