Menu

Coluna / Logística / A história e evolução da Logística

Em conversa com o Mestre Luiz Affonso Romano (Consultor Organizacional há mais de 40 anos), em Belo Horizonte, durante o Curso de Desenvolvimento de Consultores patrocinado pela Logística Líder Consultoria e Treinamento, realizamos um mergulho nos primórdios da Logistica.

Falamos sobre a origem da palavra Logística que vem do grego “LOGISTIKOS”, derivado do latim “LOGISTICUS”, se traduzindo como o cálculo e raciocínio no sentido matemático.

Foto: gtexpress.net.brFoto: gtexpress.net.br

Mergulhando ainda mais na história encontramos a logística desde a sua antiguidade, onde era realizada com louvor por um grande personagem da história mundial que inspirou outros grandes líderes como Júlio Cesar e Napoleão e até hoje inspira as empresas, Alexandre o Grande.

Alexandre o Grande conhecido como um grande estrategista, de guerras civis e conquistas mundiais, utilizava da estratégia, hoje entendida como estratégia logística, para abater seus inimigos, mapeando toda a região de combate, analisando minuciosamente seu inimigo, identificando nele suas fraquezas e oportunidades, mapeando as localidades e suas características de terreno e climáticas, desenvolvendo alianças, inovando na tecnologia e desenvolvimento de armamentos para a época.

Alexandre foi o primeiro a empregar uma equipe especialmente treinada de engenheiros e contramestres, além da cavalaria e infantaria. Esses primitivos engenheiros desempenharam um papel importante para o sucesso de Alexandre o Grande, pois tinham a missão de estudar como reduzir a resistência das cidades que seriam atacadas. Os contramestres, por sua vez, operacionalizavam o melhor sistema logístico existente naquela época. Eles seguiam à frente dos exércitos com a missão de comprar todos os suprimentos necessários e de montar armazéns avançados no trajeto.

Com visão estratégica, determinação e disciplina Alexandre o Grande criou o mais móvel e rápido exército da época. Trazendo inspiração para vários outros personagens da história mundial e inspiração para a evolução do conceito logístico nas organizações ao redor do mundo.

A evolução dos conceitos logísticos e estudos acadêmicos sobre o tema se deram a partir de 1901 onde o termo foi analisado e estudado pela primeira vez pela ótica acadêmica através de um artigo de John Crowell, no artigo Report of the Industrial Commission on the Distribution of Farm Products (Relatório da Comissão Industrial para Distribuição de Produtos Agrículas), tratando dos custos e fatores que afetavam a distribuição dos produtos agrícolas. Nos anos 70 e 80 várias técnicas surgiram e foram implantadas como o MRP – Planejamento de Recursos Materiais - , Kanban – ferramenta visual de controle de abastecimentos – Just in time – filosofia japonesa baseada no estoque zero e fluxos enxutos, entre outras importantes técnicas que auxiliam nas operações logísticas até hoje. A eficácia destas ferramentas e novas práticas logísticas e a necessidade do relacionamento entre Logística e demais funções empresariais como o Marketing e Produção foram destaques de evolução na década de 70. Nos anos 80 a importância logística dada pela alta administração das empresas começou a acontecer de maneira significativa e a importância aumentada gradativamente, aliada principalmente pela evolução da tecnologia nos processos. Nos anos 90 até os dias atuais a logística vem sendo vista como vital e fonte de competitividade nas organizações.

Finalizando nosso mergulho na história logística podemos perceber o quanto hoje, profissionais e organizações, sentem e demandam pelas práticas de planejamento logístico para se manterem competitivas e saudáveis financeiramente. Logística hoje é a grande alternativa de ganhos para as organizações.

Alexandre o Grande deixou seu legado e um grande ensinamento logístico, agora o grande desafio é envolver todo o time, tecnologia e elos da cadeia logística para o trabalho integrado objetivando aumento dos ganhos, competitividade no mercado e alto nível de serviço aos clientes finais das cadeias de abastecimentos.

Artigo escrito por: Viviane Pimenta, Consultora em Logística, em Fevereiro-2014. Logística Líder Consultoria e Treinamento Ltda.
31 3773-9819 / consultoria@logisticalider.com.br




Viviane Pimenta, especialista em Logística pela UFMG, é consultora pela Logística Líder e professora universitária pela Faculdade Promove em Sete Lagoas. Contato: 
consultoria@logisticalider.com.br.



Publicidade

O SeteLagoas.com.br utiliza cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência!
Termos