Menu

Coluna / Logística / Curva ABC – Gestão Básica de Estoques

Olá queridos leitores! Iniciamos a coluna de hoje falando um pouco sobre a Curva ABC na gestão dos estoques.

Para entendermos um pouco sobre a Curva ABC vamos analisar os conceitos sobre esta poderosa ferramenta. A Curva ABC é uma ferramenta de gestão desenvolvida pelo estudioso Vilfredo Pareto, em uma pesquisa realizada na Itália em 1897, onde o mesmo detectou que aproximadamente 20% da população apenas possuíam aproximadamente 80% das riquezas (dinheiro) circulante neste país. Com esta descoberta a ferramenta começou a ser aplicada em várias áreas de gestão e administração. 

Ao longo dos anos a sua aplicação se tornou cada vez disseminada nas áreas de gestão e em especial na Gestão de Estoques. 

Sistema de Estoque da Força Aérea Brasileira (FAB) / Foto: fab.mil.brSistema de Estoque da Força Aérea Brasileira (FAB) / Foto: fab.mil.br

A gestão de estoques é muito importante, pois é sem dúvida umas das maiores preocupações das empresas. Ao sobrar, existe a preocupação de como os produtos irão ficar estocados devido à falta de espaço ou dificuldades de movimentação decorrentes de seu excesso. Já em relação a faltar, gera estresse, pois o estoque disponível pode não atender seus clientes.

Mesmo não sendo uma ferramenta exclusiva da Gestão de Estoque (pois a mesma pode ser utilizada em diversas outras áreas) é uma ferramenta de extrema importância para a eficiência da Gestão do Estoque nas organizações. 

A ferramenta serve para auxiliar no gerenciamento de estoques, trazendo informações sobre aqueles produtos que tem maior ou menor giro, relacionando com o seu custo de obtenção. Pode ser utilizada também, para definição de política de vendas, planejamento da distribuição, programação da produção e resolução de uma série de problemas diários de empresas industriais, comerciais ou de prestação de serviços. 

A curva ABC permite identificar quais itens requerem mais atenção e tratamentos adequados quanto à sua importância. O gerenciamento do estoque é, enfim, indispensável para que seja alcançada a excelência na administração da empresa. 

“O gerenciamento de estoque é a atividade de planejar e controlar acúmulos de recursos transformados, conforme eles se movem pelas cadeias de suprimentos, operações e processos.” (BETTS, 2008, p. 295).”

O diagrama de Pareto (Curva ABC) também é considerado uma das sete ferramentas básicas da qualidade, que se baseia no princípio de que a maioria das perdas possuem poucas causa. Em outras palavras, um pequeno número de itens costuma corresponder à quase totalidade de valores requisitados.

Os estoques são classificados segundo o volume de suas quantidades e do seu valor monetário. Então é feita a divisão em grupos (ABC):

Foto Ilustrativa: slideplayer.com.brFoto Ilustrativa: slideplayer.com.br

O grupo A; de itens mais importantes que devem ser tratados com uma atenção bem especial pela administração, pois apesar de um pequeno número de itens, totaliza uma grande porcentagem do valor requisitado. São os itens mais caros e importantes, como havia dito que exigem uma atenção especial. Correspondem a 20% do total dos itens. 

Já o grupo B; é o grupo de itens em situação intermediaria entre as classes A e C. Os itens deste grupo também merecem uma atenção individualizada pela sua relativa importância, pois constitui uma razoável porcentagem do valor monetário total do estoque, correspondem a uma importância média de 30% do total dos itens.

E por fim, o grupo C; diferentemente do grupo A, o grupo C é constituído por um número grande de itens, mas itens baratos. Totalizam uma pequena porcentagem do valor total do estoque. São itens que merecem pouca atenção individualizada, geralmente são tratados por sistemas automatizados. Lembrando que estes itens correspondem a 50% do total dos itens do armazém.

A ferramenta ABC, auxilia os administradores a analisar com precisão as condições dos itens em estoque e nas tomadas de decisões. Como formação do melhor layout considerando a importância de cada item para o seu negócio. Auxiliam também na compra destes materiais e na otimização dos inventários rotativos e/ou geral dos armazéns. Fazendo com que as tomadas de decisões seja mais rápida.

Deve se levar em conta, também, que a avaliação do estoque por valor nem sempre é a ideal, pois de acordo com o tipo de produto, essa análise deve ser feita não só voltada para o valor, mas para o impacto, volume e outras particularidades, que podem influenciar na eficiência da operação. Sendo a curva ABC a ferramenta que nos trás a visão completa dos itens classificando-os não só pelo valor e sim pela relação do valor do item e sua rotatividade.

Os resultados adquiridos com aplicação da curva ABC como podemos ver são bem amplos trazendo benefícios quando aplicada nas diversas áreas da organização. Fortalecendo a tomada de decisões, reduzindo custos, trazendo agilidade no processo decisório. Na gestão de estoque não é diferente e tem uma grande importância, pois grandes custos das empresas estão concentrados nos estoques.

Escrito por Viviane Pimenta e Treyce Gonçalves

Consulte nosso site: www.logisticalider.com.br
Treinamentos de Ferramentas Técnicas específicas como: Curva ABC, Aprendendo a Implantar o Programa 5S, Metodologia de Inventários, entre outros.



Viviane Pimenta, especialista em Logística pela UFMG, é consultora pela Logística Líder e professora universitária pela Faculdade Promove em Sete Lagoas. Contato: 31 3773-9819 /  consultoria@logisticalider.com.br



Publicidade

O SeteLagoas.com.br utiliza cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência!
Termos