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Coluna / Cabelos e Maquiagens / Alimentação influencia na saúde dos cabelos?

Quem disse ou pensa que para termos cabelos saudáveis, bonitos, somente um bom shampoo, um bom condicionador, tratamentos caros em salões resolvem?

Foto: Divulgação Foto: Divulgação

A saúde do seu cabelo vai muito alem de bons produtos que você usa, esta ligado diretamente a uma boa alimentação. Nosso cabelo é formado mais de 80% por uma proteína chamada queratina, encontradas em carnes, leites, queijos, ovos e peixes, entre outros; sementes como linhaça (amadas pelas cacheadas), girassol, castanhas e nozes, contém vitaminas e minerais que auxiliam a manter os cabelos saudáveis; algas secas, que possuem vitaminas do complexo B, que também fazem parte dos cabelos, e ajudam a manter a nutrição dos fios.se tivermos uma alimentação “pobre”, fraca em proteínas, dificulta o crescimento dos fios e não torna um cabelo vistoso. A pessoa que alimenta mal apresenta deficiência de proteínas, vitaminas e sais minerais que são essenciais para garantir a força dos fios capilares, promovendo assim o seu crescimento.

Se você tem intenção de realizar algum tipo de dieta, e está preocupando somente com a boa forma de seu corpo, não esqueça dos cabelos. Faça uma dieta balanceada, com acompanhamento medico, pois uma dieta controlada é uma dieta balanceada, rica em vitaminas e sais minerais, antioxidantes, proteínas, ferro, zinco e vitamina A e C, que fará bem não só para o corpo, mas também para a saúde das madeixas.

Alguns alimentos queridinhos pelo seu cabelo:

Vitamina A: Cenoura, batata doce, abóbora, tomate, beterraba, melancia e folhas verde-escuras.

Vitaminas do complexo B: Folhas verde-escuras, brócolis, grão-de-bico, aveia, tomates, ovos, salmão, amêndoas, nozes, framboesas, abacate, lentilhas e grãos integrais.

Vitamina C: Acerola, kiwi, abacaxi, laranjas, tangerinas, mamão papaia, pimentões, limão, grapefruit, folhas verdes escuras, goji berry, blueberries e morangos.

Vitamina E: Nozes, sementes de girassol, abacate.

Ômega 3: Esse ácido graxo essencial tem alto poder anti-inflamatório. Ele também é importante para dar flexibilidade aos fios (e à pele) e ajuda na absorção de alguns nutrientes, como a vitamina A. Como nosso organismo não consegue produzir o ômega 3, tudo o que precisamos deve ser ingerido pela alimentação.

Os alimentos ricos em ômega 3 são: peixes de água fria, como salmão, sardinha e truta, abacate, semente de abóbora, nozes, linhaça e chia.

Sais minerais: Zinco, ferro e selênio mantêm os folículos capilares bem nutridos e ajudam a manter o rápido crescimento dos fios. A escassez desses itens na dieta deixam os fios quebradiços, secos, finos, sem brilho e podem levar à caspa, a um crescimento lento e até à queda do cabelo.

Os alimentos ricos nesses sais minerais são: lentilhas, espinafres, brócolis, couve, ovos, carnes, feijão, soja, semente de girassol e de abóbora, cereais integrais, chia, castanha-do-pará e castanha de caju.

Proteínas

Os fios de cabelo são feitos principalmente de queratina, uma proteína bem conhecida. Por isso, é essencial garantir que nosso organismo esteja recebendo a carga necessária desse nutriente. Só assim será possível construir fios saudáveis e fortes. A deficiência proteica pode deixar o cabelo ressecado, quebradiço e sem brilho.

Os alimentos ricos em proteínas são: carnes, peixes, produtos lácteos, ovos, legumes e nozes.

 

Hair Stylist Graduado em Estética e Imagem Pessoal. Especialista em loiros Long Hair Dreams pela  Schwarzkopf Professional. Make up professional Especialista em: produção completa de noivas, damas, formandas, madrinhas. Consultor de imagem pessoal e visagismo. Instrutor de cursos profissionalizantes. Formação profissional em outras academias, nas quais constantemente vem se atualizando de tudo que há de novo no mercado da beleza.





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