Todos os olhos estarão voltados para o Estadio La Nueva Olla em Assunção, Paraguai, neste sábado (23), Racing e Cruzeiro entram em campo, para disputar o título da CONMEBOL Sul-Americana de 2024. A bola rola às 17h (horário de Brasília) e a expectativa é de um jogo emocionante, com ambas as equipes em busca da taça continental.
Transmitido ao vivo por Disney+, SBT (TV aberta) e Paramount+, o duelo promete agitar as torcidas em busca do título histórico.
O Racing, da Argentina, chega à decisão após dominar o Grupo H. Nas fases seguintes, a equipe eliminou o Huachipato (Chile), o Athletico-PR (Brasil) e o Corinthians (Brasil), consolidando-se como uma das grandes forças da competição.
Já o Cruzeiro, que também liderou seu grupo na fase inicial, avançou superando adversários como Universidad Católica de Quito (Equador), Alianza (Colômbia) e Unión La Calera (Chile). Nas fases de mata-mata, o time enfrentou e venceu desafios difíceis, como o Boca Juniors (Argentina), Libertad (Paraguai) e Lanús (Argentina).
A final será decidida em jogo único. Caso haja empate ao final do tempo regulamentar, a partida seguirá para a prorrogação e, se necessário, a decisão será nos pênaltis.
Prováveis escalações
O Racing deve ir a campo com força máxima. A principal novidade é o retorno de Roger Martínez, que se recuperou de lesão no tornozelo, embora o atacante deva começar no banco de reservas. O time do técnico Gustavo Costas poderá ser formado por: Gabriel Arias; Gastón Martirena, Marco Di Césare, Agustín García Basso e Gabriel Rojas; Santiago Sosa, Agustín Almendra e Juan Nardoni; Juan Fernando Quintero, Maximiliano Salas e Adrián Martínez.
O Cruzeiro, por sua vez, também contará com sua equipe principal, após ter poupado titulares na partida contra o Corinthians, na última quarta-feira. A única ausência é a do atacante Juan Dinenno, que se recupera de cirurgia no joelho. A formação de Fernando Diniz poderá ser: Cássio; William, João Marcelo, Lucas Villalba e Marlon; Lucas Romero, Wallace e Matheus Henrique; Matheus Pereira, Gabriel Veron e Kaio Jorge.
A equipe de arbitragem da partida será composta inteiramente por uruguaios. Esteban Ostojich atuará como árbitro principal, sendo auxiliado nas bandeiras por Nicolas Tarán e Carlos Barreiro. No VAR, teremos Leodan González, responsável por revisar as jogadas polêmicas.
Cruzeiro busca seu oitavo título internacional
Além de lutar pelo troféu da Sul-Americana, o Cruzeiro terá a chance de conquistar seu oitavo título internacional. A equipe já venceu sete competições continentais (confira a lista abaixo). A Sul-Americana é o único título internacional que ainda falta no palmarés da Raposa.
- Copa Libertadores
- 1976 – Conquistada sobre o River Plate (ARG)
- 1997 – Conquistada sobre o Sporting Cristal (PER)
- Recopa Sul-Americana
- 1998 – Conquistada sobre o River Plate (ARG)
- Supercopa dos Campeões da Libertadores
- 1991 – Conquistada sobre o River Plate (ARG)
- 1992 – Conquistada sobre o Racing (ARG)
- Copa Ouro
- 1995 – Conquistada sobre o São Paulo
- Copa Master
- 1995 – Conquistada sobre o Olimpia (PAR)