O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais (Crea-MG) flagrou, durante todo o ano de 2024, 164 irregularidades em obras e serviços de engenharia, agronomia e geociências na cidade de Sete Lagoas e região. A instituição contabilizou mais de 16 mil infrações em toda Minas Gerais.

As principais infrações foram a não contratação de profissionais legalmente habilitados para a execução de atividades técnicas e a falta de registro de empresas no Crea-MG. Foram 1.048 ações na região: “Quando combatemos a atuação de leigos, estamos protegendo vidas, patrimônios e exigindo que os serviços sejam executados por empresas e profissionais devidamente habilitados, promovendo um ambiente de responsabilidade e excelência para todos”, diz o presidente do conselho Marcos Venícius Gervásio.
De acordo com o Crea-MG, o número de ações fiscais aumentou 7,67%, passando de 63.330 em 2023 para 68.195 em 2024. Todos os municípios mineiros foram fiscalizados e atendeu a 4.795 denúncias recebidas. Além das ações de rotina, houve ainda as fiscalizações especiais e projetos de regularização técnica, como a inspeção veicular de transporte escolar, quadro técnico de prefeituras, barragens de rejeitos e aterros sanitários.
Outro ponto de atenção foi na fiscalização do agronegócio, abrangendo empresas que realizam pulverização de agrotóxicos com aeronaves remotamente controladas, fabricantes de bioinsumos, e empresas dedicadas à produção de mudas e sementes. Também foram fiscalizados silos e armazéns de produtos agrícolas por todo o estado.
O Crea-MG verifica e fiscaliza o exercício e a atividade profissional da engenharia, da agronomia, da geologia, da geografia e da meteorologia, “defendendo a sociedade da prática ilegal das atividades técnicas, exigindo a participação declarada de profissionais legalmente habilitados, com conhecimento e atribuições específicas, na condução dos empreendimentos nestas áreas”. São 150 mil profissionais registrados e quase 60 mil empresas com registro ativo, de acordo com a instituição.
com informações de Crea-MG