Nesta sexta-feira (5), o Coral Dom Silvério irá lançar o livro “DOM – A História do Maestro João Lucas Rodrigues”. Escrito por Wagner Martins, a obra faz parte de um projeto para contar a historia da instituição em três partes.
Em uma conversa exclusiva com a reportagem, Wagner Martins, membro da diretoria do coral, revelou como surgiu a proposta de criar o livro: “Eu sempre escrevi crônicas sobre diversos eventos envolvendo o Coral Dom Silvério. Em função disso, o presidente, Dr. Amauri Artimos da Matta, me convidou para contar a história do Coral em um livro”, explicou. Ele destacou que a ideia inicial foi dar destaque à história de João Lucas Rodrigues, o primeiro volume do projeto, em reconhecimento à sua contribuição singular.
Os outros volumes são:
- CORAL – A história do Coral Dom Silvério de Sete Lagoas
- SILVÉRIO – A história do Bispo Dom Silvério Gomes Pimenta
“As três histórias se completam. Estão amarradas, mas, a do João precisava ser contada primeiro, para que ele pudesse receber este presente. Depois, creio eu, que para entender o que nos trouxe até aqui, tínhamos que entender o que levou o João a criar o coral. Depois contar a controversa história do Coral Dom Silvério e por fim, contar a história daquele que deu nome ao Coral, a história do primeiro Bispo Negro a ser membro da Academia Brasileira de Letras”, completa Wagner.
Estes livros serão totalmente custeados pelo Coral, a partir da arrecadação de shows realizados pelo Grupo Epifania, integrante da instituição.
Um homem santo
A figura do criador do Coral Dom Silvério é, antes de tudo, controversa. Santo ou crítico, João Lucas Rodrigues não passa despercebido na história do grupo. Essa dicotomia é citada no livro – a dedicação ao sonho era o seu ideal de vida: “Ele ama a arte e resolveu viver a arte. Tudo que dizem sobre seu temperamento, tinha por objetivo despertar, em cada um, sua melhor versão. Tudo que ele buscou no passado e ainda costuma falar, é sobre ser bom no que se faz”, aponta Wagner Martins.
“Ele apenas é um bom homem, quase centenário, que fez algo que mudou a vida de centenas de jovens, afastando-os das drogas e tornando-os quem são hoje. João é um homem que plantou uma semente, cuidou dela a sua vida inteira e sente-se orgulhoso dos frutos que colheu”, finaliza o autor da obra.
Lançamento
Nesta sexta (5), a partir das 19h, está programa uma noite de autógrafos na sede do Coral, no bairro Santa Luzia, além de uma homenagem a João Lucas Rodrigues. Wagner Martins fará uma breve apresentação do projeto que também conta com os outros dois livros. Exemplares serão comercializados no local; no dia 20 de julho, mais unidades estarão disponíveis no Coral Dom Silvério, no site da editora UICLAP e na marketplace Amazon.
Wagner Martins
Apesar da sua formação em ciências exatas (graduado em Engenharia Civil e com pós em Gestão de Processos), Wagner Martins da Costa é um amante da literatura. Ao entrar para o Coral Dom Silvério por intermédio dos filhos Bernardo e Heitor, o autor desenvolveu sua veia artística, escrevendo ou cantando. Por seu intermédio, foi criada uma parceria com a instituição e o Clube de Letras de Sete Lagoas o projeto “Sarau no Coral”, resgatando cultura e poesia.
“Costumo dizer que o importante não é o destino para onde estamos indo. O importante é o caminho: o mais bonito está no caminho, as pessoas estão no caminho, portanto… Posso dizer que meu caminho está sendo lindo, desde que me tornei parte do Coral Dom Silvério”, finaliza.
SERVIÇO
- Lançamento de DOM – A História do Maestro João Lucas Rodrigues
- Sexta-feira, 5 de julho, às 19h
- Coral Dom Silvério: Rua José Duarte de Paiva, 431 – Santa Luzia
- Entrada franca