O Coletivo Feminista Várias Marias, em conjunto com Sarau das Minas 7L, o Conselho Municipal de Direitos da Mulher, o projeto Mulheres Propositivas e a UNIFEMM promovem nesta quinta-feira (25) uma noite com oficinas de turbante e um sarau, no Teatro Redenção.
Chamado de Julho das Pretas, o projeto será realizado no Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha. Ray Carolina, do Sarau das Minas, conta que este projeto veio para fomentar a arte aos movimentos de mulheres negras da cidade: “A mobilização de mulheres negras se faz por diversos movimentos e coletivos que estão presentes na luta das mulheres em nosso território como um todo”, completa.
Agora, com o evento, se pretende voltar com mais regularidade o projeto Sarau das Minas, existente há oito anos em Sete Lagoas: “O Sarau das Minas é um movimento que se iniciou em 2016 como um sarau de poesias e por muito tempo tivemos encontros mensais. Estamos nos organizando para manter novamente esses encontros mais regulares”, completa.
Para as interessadas na oficina de turbante, uma novidade: ela é gratuita. INSCREVA-SE AQUI!
Ver essa foto no Instagram
Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha
Aproximadamente 54% da população brasileira é negra – e 27% dela é mulher, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). No entanto, elas são as que mais sofrem com o preconceito, violência e a pobreza. Ademais, este é um fenômeno regional, atingindo toda a América Latina. No ano de 1992, foi organizado em Santo Domingo, capital da República Dominicana, o Encontro de Mulheres Negras Latinas e Caribenhas, que discutiu sobre os diversos problemas e alternativas de como resolvê-los.
Anos após, a Organização das Nações Unidas (ONU) reconheceu o dia 25 de julho como marco para esta luta. No Brasil, ela foi implementada através de lei no ano de 2014.
SERVIÇO:
Julho das Pretas
Quinta-feira, 25 de julho, das 18h às 20h
Teatro Redenção: Rua Monsenhor Messias, 339 – Centro
Com Oficina de Turbante e Sarau das Minas