O Grupo Musical Congadar, de Sete Lagoas, foi convidado para se apresentar no 1º Festival Cozinha das Afromineiridades: Congados e Reinados, realizado pelo Governo de Minas Gerais, através da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo e do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha-MG). O evento ocorrerá nesta sexta-feira (02) e sábado (03) em Belo Horizonte.
O festival, com entrada gratuita, ocorrerá no Palácio da Liberdade, reunindo representantes culturais de todo o estado para diversas atividades, incluindo debates, cortejos, oficinas e apresentações culturais. No sábado (03/08), o Conselho Estadual do Patrimônio Cultural (Conep) realizará uma reunião onde será apresentado um dossiê sobre congados e reinados de Minas Gerais. Após a apresentação, o Conep deliberará sobre o reconhecimento dessas expressões como Patrimônio Cultural do estado.
Em entrevista exclusiva para nossa reportagem, o integrante da banda, Marcos Avelar, expressou a honra de participar do festival: “É um reconhecimento do nosso trabalho por quem a gente se espelha”, afirmou, destacando a importância da escolha ter partido dos próprios grupos de congado.
A conexão do Congadar com a tradição do congado é profunda e genuína. “A gente tem isso nas nossas raízes”, explica Avelar, referindo-se à origem dos membros da banda.
“Afinal, o Saúva, Filipe Eltão, Wesley Pelé, e agora o Mestre Bruno Batista, que já consideramos como um integrante, cresceram no bairro Santa Luzia, o Garimpo, em meio às festas de congado, das Folias de Reis, desse lugar que tem uma força impressionante da ancestralidade da cultura afromineira. Eles tem isso em suas raízes. Então, esse encontro do congado com o rock nasceu de forma natural” conclui.
Para a apresentação no festival, a banda promete um repertório repleto de releituras de músicas de congado, presentes em seus dois primeiros álbuns. “Queremos fazer uma homenagem a esse povo de tamanho conhecimento”, afirma Avelar.
O Congadar possui uma forte ligação com a Guarda de Moçambique Nossa Senhora da Conceição, do Mestre Manel, e com diversas outras guardas de Sete Lagoas. A banda também tem como mestre e amigo Maurício Tizumba, um dos principais incentivadores da cena musical mineira.
Agenda:
Com uma agenda agitada para o mês de agosto, o Congadar promete levar sua música para diversos cantos de Minas Gerais. Além deste show em Belo Horizonte, a banda também se apresentará em Pedro Leopoldo neste domingo (04).
Para a alegria dos fãs setelagoanos, a banda também reservou uma data para uma apresentação na cidade, no início de setembro, fiquem atentos ao Instagram do grupo para saber mais: @congadar
Programação:
Sexta-feira, 02/08
- 17h: Inauguração da Feira Afro com sabores de Minas Gerais
- 19h: Conversa exclusiva com a Rainha Belinha sobre a tradição congada
Sábado, 03/08
- Dia inteiro: Feira Afro ampliada com diversas atividades
- 15h: Aprenda a tocar as toadas dos Congados com a Capitã Pedrina
- 17h: Show contagiante da Banda Congadar
- 15h e 17h: Saboreie a rica culinária afro-mineira nas Cozinhas Vivas
- 18h: Ritual especial de descimento do Mastro