A cidade de Jequitibá, a 30 km de Sete Lagoas, prepara-se para mais uma explosão de cultura e tradição. De 5 a 8 de setembro, o 34º Festival de Folclore, um patrimônio imaterial do município, promete encantar moradores e visitantes com uma rica programação gratuita.
As raízes culturais, herdadas de geração para geração, da criança ao idoso, serão evidenciadas por meio da musicalidade regional, gastronomia, oficinas, palestras, artesanato, teatro e a presença de diversos grupos folclóricos. Também haverá homenagens aos mestres do folclore, como a Dona Dorva (1931-2024), que foi a Rainha Conga, do Congado Nossa Senhora do Rosário, também conhecido como Guarda de Congo dos Bianos, em Jequitibá.
Prepare-se para uma imersão no universo da música regional, com grandes nomes como Rubinho do Vale e Falamansa, Eros Biondini, Orquestra Caipirando – Alma de Violas Carioca (RJ), Vilmar da Lapinha, Companhia de Dança e Cultura Popula Macambiras (RN), Tambor do Matição (Quilombo do Mato do Tição) e Banda Maraká (Jequitibá). As danças tradicionais, como o congado e a folia de reis, tomarão conta das ruas, em um cortejo que promete ser inesquecível. E para os paladares mais exigentes, a gastronomia mineira será a grande estrela, com pratos típicos e o já tradicional Festival de Culinária.
Além da música e da dança, o evento contará com oficinas de artesanato, palestras sobre patrimônio cultural e, para os amantes do esporte, o Pedal Bike do Folclore. A programação completa está disponível no Instagram @folclorejequitiba.
O festival é uma realização conjunta da Prefeitura Municipal de Jequitibá e da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Jequitibá A produção é da Az Produções.
Ver essa foto no Instagram