“Dia de falar das condições, da arte, da cultura e da produção negra do Brasil não está limitada ao mês de novembro. É um exercício que deve ser praticado todo dia. Precisamos falar de representatividade e mostrar todas as maravilhas que nosso povo produz com a força que nossa cultura tem para realizar qualquer coisa que nossas mentes e corações ousem sonhar!”. Assim pode ser definida a iniciativa popular Quarteirão Preto.
A iniciativa que nasceu como um evento e vem ganhando cada vez mais espaço e força no cenário cultural local, reúne artistas negros das mais diversas linguagens artísticas em um festival de arte, representatividade e resistência da negritude em Sete Lagoas, e desde de março deste ano é amparado pela Lei Nº 9.786, que dispõe sobre a instituição da semana do “quarteirão preto” no município de Sete Lagoas.
O evento criado em 2019 nasceu da vontade de um grupo de amigos de terem um local de referência artística preta, onde pudessem se expressar e ver sua cultura representada de forma natural, sem caricaturas ou meramente para cumprir a cota. Foi paralisado pelo momento pandêmico que vivenciamos, vindo a ter sua primeira edição realizada em 2022 totalizando até hoje seis edições realizadas.
Seguindo o objetivo de se consolidar no cenário cultural local, a iniciativa abre, um chamamento público para cadastro de expositores e artistas negros para a realização de sua sétima edição. O chamamento também visa identificar empresas e iniciativas públicas e privadas que tenham interesse em patrocinar, colaborar ou firmar parcerias com o projeto.
O cadastro, que ficará ativo até às 23h59 do próximo dia 27 de outubro, deve ser feito mediante preenchimento de um formulário onde são levantadas todas as informações necessárias par essa construção.
A sétima edição do Quarteirão Preto está prevista para os dias 18,19 e 20 de novembro em locais a serem divulgados em breve. A realização deste evento é promovida pela iniciativa popular Quarteirão Preto e já conta com o apoio e parceria da Prefeitura de Sete Lagoas, Estância Terreiro Cultural Urbano, Flor de Cajá Comunicação e Projetos, JAJ Advogados Associados e Boteco Di&Lu.
Informações pelo contatos (31) 9 8897 7212 (WhatsApp) ou quarteiraopreto@gmail.com. Instagram @quarteiraopreto.
Da Redação com PMSL