A cidade de Sete Lagoas ganha um novo espaço cultural a partir desta segunda-feira (30). A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Cultura, Esportes e Turismo, reabre a Galeria Myralda e a abre a Pinacoteca Pública Municipal, ambas na Casa da Cultura.
A cerimônia de abertura acontece às 19h e contará com a exposição de mais de 50 obras de artistas locais e convidados, todas restauradas. O acervo da Pinacoteca, criado em 1993, reúne trabalhos de nomes importantes da arte regional e nacional.
A Galeria Myralda, homenagem à artista plástica Myralda Elisa de Faria Roque, foi inaugurada em 2011 e se tornou um espaço de referência para a arte contemporânea em Sete Lagoas, fechada em 2019, a galeria ficou fechada por cinco anos.
“As mais de 50 obras da Pinacoteca foram restauradas e o acervo criado em 25 de novembro de 1993, na gestão de Múcio Reis, conta com obras de artistas locais e convidados”, afirma Alan Keller, secretário municipal adjunto de Cultura.
Um pouco de história
A Pinacoteca Municipal de Sete Lagoas foi criada em 1993 e conta com um acervo de mais de 50 obras de artistas locais e convidados. O Decreto nº 2.088, de 18 de outubro de 1994, regulamenta a Pinacoteca Municipal, que teve como equipe de curadores Francisco Timóteo Pereira (In memoriam), Márcio Vicente da Silveira Santos (In memoriam), Mari´Stella Tristão (in memoriam), Jorge de Oliveira Santos (In memoriam), José Renato Pimentel (In memoriam), Demétrius Henrique Cotta, Ivânio Cristelli e Sara Ávilla (In memoriam).
Já a Galeria Myralda, desde sua inauguração, tem como curador o educador social Demétrius Cotta. O espaço se destaca por promover a arte contemporânea e por aproximar a arte local da internacional.
- Serviço
- O quê: Reabertura da Galeria Myralda e da Pinacoteca Pública Municipal
- Quando: 30 de dezembro, segunda-feira, às 19h
- Onde: Casa da Cultura, Av. Getúlio Vargas, 91, orla da Lagoa Paulino
- Entrada: Gratuita