No primeiro semestre de 2025 o grupo de cultura popular e ponto de cultura O Cirandado traz para Sete Lagoas o projeto “O Cirandado: cirandado com os Mestres”. Um projeto viabilizado pela Lei Aldir Blanc, Edital de chamamento público PNAB nº 06/2024 – Fomento cultural, executado pela Prefeitura de Sete Lagoas através da Secretaria de Esportes, Cultura e Turismo (SECET).
A proposta do projeto é a circulação das apresentações do grupo O Cirandado por pontos marcantes da cidade, locais reconhecidos pela importância histórica e cultural de Sete Lagoas. Mas, o grupo não estará sozinho nessa empreitada: estará acompanhado por mestres de cultura popular da cidade.
Segundo o produtor do projeto, Leandro de Rezende, a circulação do projeto é uma oportunidade de criar conexões por intermédio da cultura popular: “A principal proposta desse projeto é criar conexões entre os mestres de cultura popular e outras comunidades através das apresentações do grupo O Cirandado. Além de tornarem-se conhecidos por outras comunidades, a presença dos mestres é uma oportunidade para o fomento de um intercâmbio cultural pela cidade.”
O projeto – que também conta com intérprete de LIBRAS – passará pela Praça do Escorrega, pelo Casarão, pelo CEU das Artes Jardim dos Pequis e pela Serra de Santa Helena. Como mestres de cultura popular convidados, o projeto apresenta o Mestre Marinheiro, o Mestre Paulinho Godoy, o Pai Alexandre Kisá e o Rei Congo Divino Soares.
1ª apresentação
O local escolhido para iniciar o projeto foi a Praça Maria Esteves de Oliveira Cunha, popularmente conhecida como Praça do Escorrega, situada à rua Manoel Corrêa da Cunha, 229, Recanto do Cedro. Escolha que, segundo o produtor do projeto Leandro de Rezende, associa-se à importância do local como gênese da história da cidade de Sete Lagoas, a partir do bairro da Várzea. Local que acolhe também a tradicional Feira da Várzea.
A primeira apresentação do projeto “O Cirandado: cirandando com os mestres” ocorre no dia 26/01/2025, domingo, às 10 horas, na Praça do Escorrega. Nessa apresentação, o grupo conta com a presença do Mestre Marinheiro, mestre de cultura popular e capoeirista.