A música, o teatro e a literatura se unem em um ato de solidariedade cultural. A Fecomércio, por meio do Sesc em Minas, traz para a cidade o projeto Circula Artistas RS, uma iniciativa que visa apoiar artistas gaúchos atingidos pelas devastadoras enchentes que assolaram o estado no início deste ano.
A tragédia climática, que deixou um rastro de destruição e afetou milhares de pessoas, também impactou duramente a comunidade artística do Rio Grande do Sul. Em resposta a essa crise, o projeto Circula Artistas RS oferece uma plataforma para que esses artistas possam compartilhar suas criações, gerar renda e fortalecer a cadeia produtiva cultural.
Além de Sete Lagoas, outras cidades mineiras como Belo Horizonte e Poços de Caldas também recebem os artistas gaúchos. A programação, que acontece entre 28 de novembro e 7 de dezembro, é gratuita e promete encantar o público com uma variedade de apresentações.
No município, a programação inclui duas atrações imperdíveis para o público. No dia 29 de novembro, será apresentada a peça de teatro Maria Peçonha, da Cia Gente Falante – Teatro de Bonecos, que conta a história de Maria, uma artista popular do sul do Brasil, conhecida por sua habilidade mágica de fazer flores nascerem por onde passa. A sessão será às 15h40, na Fundação Zerrenner (Avenida Cornélio Viana, 1.115 B – Nossa Sra. do Carmo II), com ingressos destinados a escolas convidadas pelo Sesc Sete Lagoas.
Já no dia 30 de novembro, o Instrumental Picumã 10 Anos, grupo de Porto Alegre formado por músicos renomados, apresentará um repertório que mistura ritmos do sul do continente com influências diversas. O concerto acontecerá às 19h, no Sesc Sete Lagoas (Rua Francisco Vicente, 23 – Papavento), com ingressos disponíveis no Sympla.
A peça de teatro “Maria Peçonha” também promete emocionar a plateia. A história da artista popular Maria, que encanta a todos com suas bonecas e a capacidade de fazer florescerem as plantas por onde passa, é uma celebração à arte popular e à natureza.