A banda de Sete Lagoas Congadar promete, neste domingo (29) fazer uma nova apresentação com todo seu vigor e musicalidade característicos – e desta vez, em um formato diferente e bem mais descontraído a partir das 16h no Estância Terreiro Cultural Urbano, com entrada franca. Doações de alimentos não perecíveis a famílias carentes serão arrecadadas.
Chamado de Ensaio Aberto, os músicos estarão em círculos, em uma dinâmica mais intimista – como se fosse um ensaio antes de uma apresentação: “Podemos inclusive tocar a mesma música mais de uma vez”, comenta Carlos Mestre Saúva, integrante. E se errar, para a música no meio. “É assim que funciona um ensaio”.
E quem estiver no Estância neste domingo poderão ter uma prévia de como será a apresentação do grupo na Virada da Liberdade, o réveillon organizado pelo governo de Minas na Praça da Liberdade. Homenageando a Mineiridade, o grupo estará no Palco Minas: “Estaremos levando um pouco da nossa cultura, do nosso povo, das nossas batidas, tradições e ancestralidade”, comenta Saúva.
Os eventos antecedem o lançamento do novo disco do Congadar, que será feito em janeiro – o trabalho seria realizado em 2024, mas ficou para depois: “Estava tudo muito conturbado e corrido. Preferimos segurar um pouco e lançar com calma em 2025”, afirma o baixista e produtor cultural Marcos Avellar.
E quem gosta de surpresas, saiba que algumas músicas deste EP estarão na apresentação da virada: “Já começamos a tocar a música Preparado da Vovó nos últimos shows. Para a Virada da Liberdade vamos incluir mais uma”, relata Mestre Saúva. “Então, estão todos convidados para ir lá conhecer em primeira mão”.
Além dessa apresentação, shows de lançamentos serão realizados: “E ainda teremos um show super especial no Beco do Repolho”, diz Marcos.
SERVIÇO
Ensaio Aberto do Congadar
Domingo, 29 de dezembro às 16h
Estância Terreiro Cultural Urbano – Rua Policena Mascarenhas, 102 – São Geraldo
Entrada franca com doação de alimentos não perecíveis