O IBGE divulgou ontem (12) dados preliminares do Censo 2022 sobre o acesso a internet nos lares brasileiros e também a presença de máquinas de lavar. Em Sete Lagoas, 89,72% dos domicílios usam internet e 67,18% possuem máquina de lavar em casa. Além disso, 96,34% dos domicílios têm paredes de alvenaria ou taipa revestida.
Os 89,72% dos domicílios com internet representam o número absoluto de 73.524 residências. Aquelas em que os moradores declararam não usar internet no local são 8.427 ou 10,28%.
Segundo o IBGE, os moradores foram perguntados se tinham acesso a internet “por meio de qualquer equipamento e conexão (rede móvel celular 3G ou 4G, conexão discada por linha telefônica ou banda larga), para qualquer finalidade (entretenimento, trabalho, relacionamento com outras pessoas etc.)”.
A resposta “sim” foi considerada “quando, no domicílio, algum morador tivesse acesso à internet por meio de qualquer equipamento: computador, tablet, telefone móvel, televisão ou outro equipamento eletrônico como: console de videogame, tocador portátil de música (MP3 e MP4 players, iPod etc.), leitor de livro eletrônico (e-reader), relógio, máquina fotográfica etc”, além de “quando houvesse acesso à internet para qualquer fim, incluindo os casos em que houver acesso apenas para troca de mensagens por aplicativo de telefone celular ou acesso a redes sociais”.
A máquina de lavar é um recurso menos presente nas casas setelagoanas quando comparado a internet. 67,18% declararam possuir o eletrodoméstico em casa (ou 55.051 domicílios), enquanto os 32,82% restantes não o têm, o que representa 26.900 domicílios.
Pesquisa também investigou tipos das paredes das casas
Segundo o Censo 2022, 96,34% das casas em Sete Lagoas são feitas com paredes de alvenaria ou taipa revestida (78.955 domicílios). Mas existem também imóveis de alvenaria não revestida (2.841 ou 3,47%), de taipa também sem revestimento (41 ou 0,05%), de madeira para construção (42ou 0,05%), madeira reaproveitada (20 ou 0,02%) e outros tipos não especificados (52ou 0,06%).
Mais sobre a pesquisa
Com esta publicação, o IBGE dá início à divulgação dos dados levantados pelo questionário da amostra do Censo Demográfico 2022. O bloco de características dos domicílios do questionário da amostra investigou, essencialmente, seis elementos: condição de ocupação do domicílio (se próprio, alugado ou cedido), material das paredes externas, número de cômodos, número de dormitórios, existência de máquina de lavar roupas e existências de acesso domiciliar à Internet.