Um homem multifacetado, referência por onde passou. Do carnaval até o DETRAN. Rei Congo até o fim. Esta foi a vida de Maurício de Andrade Gomes, falecido aos 82 anos nesta segunda-feira (20) em Sete Lagoas.
‘Maurição’ para os mais íntimos, por ter altura acima de 1,82m, foi fotógrafo proprietário da Photo Madson, que ficava na Praça Tiradentes, centro da cidade. Posteriormente, atuou com fotografias no DETRAN. Registrou muitos aniversários e casamentos pela cidade.
Durante muitos anos foi servidor público municipal, lotado na Secretaria Municipal de Transportes, cuidando dos semáforos.
Mas além da vida profissional, Maurício teve uma história ligada ao mundo do carnaval e da cultura afro-brasileira em todo o estado. Foi diretor de alas da Escola de Samba Dez prá Dez, no bairro Santa Luzia. Em 1983 fundou a Imperatriz Catarinense, no bairro Catarina onde foi presidente, além de morar no barracão da escola.
“O pai dele era primo do meu pai; eles eram ferroviários. Eu estudava no Colégio Regina Pacis e frequentava o foto dele na Praça Tiradentes. Fundamos a Imperatriz juntos e eu fui Figurinista e Diretor Artístico durante 1984 a 1988. Maurício era muito alegre, comunicativo, sorridente e de um coração enorme; amante do samba e do Carnaval”, diz o artista Gustavo Gomes, filho de Cecília Preta, rainha do Congado da cidade.
A folia em Sete Lagoas ainda era viva, e Maurício era uma figura respeitada: “Os ensaios da bateria na quadra da Imperatriz na época se passavam como um pré-carnaval, porque lotava de gente de todas as classes”, conta Gustavo. “Maurício ajudou a promover shows de Teatro de Revista no Clube Náutico, [evento] filantrópico para APAE dividindo parte do lucro com a escola de samba. Foi uma época de muita efervescência no meio social porque logo após tinha Baile do Brasil 70”, completa.
Herdou de seu pai a coroa de Rei Congo, de altíssima importância para a história da cultura afro em todo o estão. Posto que hoje deixa de ocupar.
“Era muito alegre, comunicativo, sorridente e de um coração enorme”, finaliza Gustavo Gomes.
O velório de Maurício de Andrade Gomes acontece desde às 11h30 no Memorial Pax de Minas (Rua Benjamin Constant, 181 – Centro). Seu enterro será às 16h50, no Cemitério Santa Luzia.