Estão em fase bastante adiantadas as obras de duplicação da BR040, de Sete Lagoas até o trevão de Curvelo. O serviço foi iniciado em abril do ano passado. São 48 km de pista e boa parte já está quase concluída. O consórcio vencedor da licitação para execução dos serviços nos 35,14 quilômetros de extensão, correspondente ao Lote 02 da obra, é Aterpa-Ivaí-Cowan, contratado pelo Departamento Nacional de Trânsito (DNIT). As obras do Lote 01, correspondente ao trecho de 12,8 quilômetros – iniciando no km 423,0 até o km 435,88 da BR-040 – estão sob a responsabilidade do Consórcio ARG-Brasil. Até março de 2009 já vai estar concluído o trecho compreendido entre o Trevão de Curvelo até Paraopeba. O restante, de Paraopeba a Sete Lagoas, precisão para março de 2010.
O supervisor da U.L. 06/08 do DNIT/MG, engenheiro Álvaro Campos de Carvalho, passou o cronograma das obras. Está sendo executado: 15,24 km de terraplanagem em execução; 39,8 Km da nova pista já foi pavimentada; passagem inferior, em Cordisburgo, já concluída; 90% do acesso norte de Paraopeba já finalizado, assim como os acessos para Inhaúma (50%) e Sete Lagoas (60%); as ponte sobre os Córrego da Lontrinha e Cedro estão praticamente prontas, assim como os viadutos de acesso a Caetanópolis. “Há neste momento dois desvios (em pista pavimentada definitiva) entre Sete Lagoas e Paraopeba, e um no Trevão de Curvelo. Até o fim da obra, haverá mais três desvios”, explica Álvaro Campos.
Iniciadas em maio de 2007, as obras neste lote vão custar ao DNIT a importância de R$ 42 milhões. O Lote 02, entregue ao Consórcio Aterpa-Ivaí-Cowan, estão orçados em R$ 139 milhões, e os serviços de duplicação neste trecho – cerca de 35 quilômetros – incluem a construção de três pontes. As obras de readequação das rodovias, ao custo total de R$ 181 milhões aos cofres do governo federal, vão facilitar o tráfego e o escoamento da produção agrícola, já que a capacidade atual da BR-040 está praticamente esgotada.
As obras de duplicação da rodovia BR-040 estão incluídas no Programa de Aceleração do Crescimento, (PAC), lançado pelo governo federal. A duplicação da rodovia irá refletir diretamente no desenvolvimento regional, bem como no corredor de trânsito norte-sul de Minas Gerais e nordeste-sudeste do país. Serão diretamente beneficiadas mais de 160 cidades do Oeste, Centro, Noroeste, Norte e Nordeste de Minas Gerais. Com a duplicação o DNIT espera a redução de congestionamentos, além de proporcionar a melhoria da logística e, por conseqüência, o crescimento da economia do estado.
Da redação – Sete Dias
Celso Martinelli