Cerca de 1,4 milhão de pessoas não compareceram para fazer as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2011, realizado no último sábado (22) e domingo (23), ou seja, aproximadamente 26,4% dos inscritos. Dados do Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais (INEP) apontaram que a abstenção do domingo foi de 27,6% e a do sábado de 25,2%.
De uma forma geral, os professores avaliaram o Enem 2011 de uma forma positiva, afirmando que as questões abordaram temas de relevância e a maioria das provas não perguntaram detalhes de conteúdo, sendo mais abrangentes. De acordo com o professor Luis Ricardo de Arruda Andrade, coordenador do curso Anglo, em entrevista para o Guia do Estudante, a exceção ficou para as questões de História e Literatura, abordadas nas provas de Ciências Humanas e Linguagens e Códigos, respectivamente. “As questões de História concentraram poucos temas. Os professores de Literatura também reclamaram que as questões foram pouco abrangentes, pois deixaram de abordar períodos como o Romantismo”, disse Arruda. Outra problemática, de acordo com Luis, foi a ausência de mapas na prova de Geografia. Porém, o maior problema foi a presença de alguns enunciados mal formulados, como em questões de Biologia e Matemática, de acordo com o coordenador.
O tempo para a realização das provas também foi questionado. “Com questões muito grandes, principalmente sobre Linguagens e Códigos – que trazia conteúdos de Língua Portuguesa, Interpretação de Texto, Literatura, Inglês e Espanhol -, acredito que os estudantes não tiveram tempo suficiente para responder todas as questões”, argumentou Arruda. Apesar das falhas sinalizadas, o coordenador ressaltou que a prova melhorou do ano passado para esse e que o Enem está no caminho certo.
da redação, com informações do Guia do Estudante