Entre os dias 25 e 27 de outubro, o Ministério do Meio Ambiente (MMA) realizará o Simpósio sobre o Combate ao Comércio Ilícito de Substâncias Químicas Controladas pelo Protocolo de Montreal e outros Acordos Ambientais Multilaterais, no Hotel Grand Bittar em Brasília. O público alvo são servidores do IBAMA de todos os estados e profissionais da Receita Federal, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal e órgãos envolvidos no comércio exterior.
O objetivo do Simpósio é o de preparar profissionais para evitar a comercialização irregular de substâncias químicas que fazem parte de acordos internacionais assinados pelo Brasil. O evento faz parte de uma nova fase do Plano Nacional de Eliminação de CFCs (clorofluorcarbonos), que no ano passado zerou a produção e importação do produto, e que agora será focado em iniciativas para evitar a entrada ilegal do gás no País. A eliminação faz parte do Protocolo de Montreal, que tem como objetivo a proteção da camada de ozônio, sensível a gases como o CFC. Os clorofluorcarbonos também influenciam nas mudanças do clima.
Durante o simpósio serão realizadas palestras a respeito de outros acordos internacionais que tratam de substâncias químicas, como os de Basileia, Roterdã e Estocolmo. Entre os principais produtos que fazem parte dos tratados estão agrotóxicos e produtos químicos usados pela indústria.
Sete países já confirmaram participação: Chile, Colômbia, Paraguai, Bolívia, Peru, Suriname e República Dominicana. A presença deles é importante pois a comercialização ilegal se dá entre fronteiras.
da redação, com informações do Ministério do Meio Ambiente