Uma decisão do Presidente do Tribunal Regional Federal da 5ª Região – TRF5, Paulo Roberto de Oliveira Lima, suspendeu a liminar que determinava o cancelamento de 13 questões do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
De acordo com o anunciado, ficarão sem efeito as 13 questões para os 639 alunos do Colégio Christus, de Fortaleza, que tiveram acesso às perguntas antes da prova. A determinação atende a intenção do Ministério da Educação (MEC), para restringir a decisão da Justiça aos alunos do Colégio Christus.
No dia 26 de outubro, três dias após o Enem, um aluno do colégio cearense publicou, em seu perfil no Facebook, fotos de quatro apostilas distribuídas por um professor.
Ainda de acordo com o anunciado, as questões fariam parte de um banco de perguntas que o colégio recebe de professores, alunos e ex-alunos para promover simulados.
O MEC constatou que a escola distribuiu os cadernos nas semanas anteriores ao exame, com questões iguais e uma similar às que caíram nas provas realizadas no sábado (22) e domingo (23). Já no próprio dia 26, o órgão cancelou as provas feitas pelos 639 alunos do colégio.
da redação com informações do G1 e do IG