Pesquisa sinaliza que atividade da indústria paulista em novembro será a menor em 11 anos O Sinalizador da Produção Industrial (SPI), pesquisa conjunta da Fundação Getulio Vargas e da AES Eletropaulo baseada no consumo de energia, mostra que a atividade industrial paulista deve ter recuado 6%. Com isso, o setor pode ter registrado a menor taxa dos últimos 11 anos.
A pesquisa antecipa as tendências da atividade industrial no Estado de São Paulo. Os dados estatísticos oficiais sobre o desempenho do setor ainda estão sendo contabilizados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), mas sempre oscilam próximos desse levantamento.
Segundo Paulo Picchetti, pesquisador do Instituto Brasileiro de Economia (Ibre), vinculado à FGV, a queda foi a maior já verificada na apuração do SPI, desde dezembro de 1997, quando a variação ficou negativa em 6,3%. “É o primeiro sinal de que a crise financeira internacional está afetando a indústria, dando início a um ciclo de desaceleração da atividade econômica brasileira”, disse Picchetti.
De acordo com o levantamento, a previsão para acumulado nos 12 meses até novembro é de variação positiva de 6,7%, ainda que abaixo da registrada em outubro (8%). No décimo mês do ano, o IBGE indicou uma leve queda na atividade industrial paulista (-0,2%) enquanto o SPI havia previsto (-0,4%).
Agência Brasil