Os moradores de Sete Lagoas que estiverem interessados em se inscrever no 41º Concurso Internacional de Redação de Cartas, promovido pela União Postal Universal (UPU), entidade que reúne operadores postais de 191 países tem até o dia 16 de março para participar.
O concurso é voltado para jovens de até 15 anos, que queiram contribuir para o fortalecimento das relações de amizade internacionais e aprimorar a comunicação por meio da escrita. Nesta edição o tema é “Escreva uma carta a um atleta ou a uma personalidade esportiva que admira para lhe dizer o que significam os Jogos Olímpicos para você”.
O vencedor em nível mundial receberá o prêmio durante o 25º Congresso Postal Universal, previsto para setembro e outubro próximos, em Doha, no Catar.
Vale informar que as redações precisam ser escritas em língua portuguesa, ter relação estrita com o tema e conter no máximo 800 palavras. Outro detalhe é que as cartas devem ser redigidas de próprio punho, com caneta esferográfica de tinta preta ou azul. Para os interessados, já está disponível um formulário do concurso para impressão no endereço www.correios.com.br .
As inscrições podem ser feitas apenas pelas escolas, públicas ou privadas. Cada instituição de ensino tem a possibilidade de inscrever até duas redações para participar do concurso.
Serão premiados os três primeiros colocados nas etapas estaduais, o primeiro colocado da etapa nacional e os três primeiros colocados na etapa internacional. Os prêmios são uma TV de LED de 32”, notebook, computador, impressora e som portátil. Em 2011, foram 5.563 redações inscritas de 4.365 escolas participantes.
O Brasil já venceu a fase internacional, sendo que só a China, que tem cinco medalhas de ouro, está à frente dos brasileiros. O resultado do concurso será divulgado no final de abril.
da redação