Atenção estudantes! Uma medida anunciada nesta semana pelo Ministério da Educação (MEC) determina um limite de renda familiar para os interessados em financiar seus estudos por meio do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
Conforme anunciado, o rendimento familiar máximo bruto não poderá ser superior a dez salários mínimos. Antes, não havia critério de renda para que o estudante pudesse contratar o financiamento.
Vale informar que para o financiamento de 75% da mensalidade do curso, a renda familiar mensal do aluno poderá ser de até quinze salários mínimos. Já para 50% da mensalidade, o limite do rendimento mensal será de até 20 salários mínimos.
O Fies tem como objetivo financiar a mensalidade de estudantes em instituições particulares de ensino superior para alunos que não tenha condições que arcar com o valor total da mensalidade
De acordo com a lei, o aluno só começa a pagar a dívida depois da formatura. O financiamento pode ser solicitado em qualquer etapa do curso por meio do portal do Fies. O Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal são os agentes financeiros do programa. Hoje, o programa tem 42.734 contratos firmados e cerca de 25 mil estão em fase de preenchimento, desde o último dia 31 de janeiro.
Da redação