“Nos próximos dez ou quinze anos, o Brasil será um dos expoentes do turismo no mundo. O governo já está investindo em infra-estrutura para garantir todas as condições para o turista que vem visitar nosso país”, disse Lula, na cerimônia de lançamento.
O presidente aproveitou para convidar todos os norte-americanos a virem ao Brasil conhecer as “as coisas mais belas da natureza”. “Estamos de braços abertos”, acrescentou.
Em discurso, o ministro do Turismo destacou que esse é um momento “especial” para lançar a campanha. “Com a entrada em operação de novos vôos dos Estados Unidos para o Brasil, inclusive para novos destinos no como Salvador, Recife e Fortaleza”, anunciou Barretto.
Na avaliação dele, os novos vôos vão diversificar os portões de entrada no Brasil e colaborar para desenvolver o turismo em regiões como o Nordeste, que agora podem receber turistas de alta renda, como os norte-americanos.
Os governadores de Pernambuco, Eduardo Campos, e da Bahia, Jacques Wagner elogiaram o lançamento da campanha publicitária, e ressaltaram a importância do turismo para o desenvolvimento do Nordeste. “Essa campanha nos deixa bem animados”, comentou Campos.
Para Jacques Wagner, o país vive “um momento mágico e sensacional, porque conseguiu o equilíbrio de três coisas: crescimento econômico, inclusão social e melhoria na vida dos brasileiros”.
Sobre a campanha – A campanha publicitária será veiculada, além dos Estados Unidos, nos outros países considerados prioritários para a promoção internacional do país: Reino Unido, Canadá, Argentina, Chile, Peru, Alemanha, Portugal, Espanha, França, Holanda e Itália. Em cada um deles a campanha será adaptada de acordo com o perfil de preferência e as características do turista. O investimento total da campanha é de U$ 88 milhões (entre setembro de 2008 a junho de 2010).
As peças combinam cenários turísticos em pares: um já conhecido internacionalmente e outro pouco conhecido pela maior parte dos estrangeiros. A campanha será veiculada em jornais, revistas, emissoras de TV, transporte público, outdoors e, principalmente, na internet.
Segundo a presidente da Embratur, Jeanine Pires, campanha publicitária é um dos pilares da ofensiva promocional para divulgar o Brasil como destino turístico no exterior. “Essa ação também contempla o lançamento do novo estande para participação em feiras internacionais de turismo, a renovação do material promocional e ações específicas de comunicação com o mercado turístico”.
Lançamento – Participaram do lançamento em Nova Iorque cerca de 300 pessoas, entre operadores de turismo norte-americanos e brasileiros, representantes das companhias aéreas que voam para o Brasil e imprensa nacional e estrangeira.
Além do governador da Bahia, Jacques Wagner, e de Pernambuco, Eduardo Campos, também estiveram presentes os ministros Luiz Dulci, da Secretaria Geral da Presidência da República; Nilcéia Freire, da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres; e Edson Santos, da Secretaria Especial para a Igualdade Racial. Os secretários de Turismo de Pernambuco, Sílvio Costa Filho, da Bahia, Domingos Leonelli, do Rio de Janeiro, Márcia Lins e do Amazonas, Oreni Braga, prestigiaram o lançamento da campanha.