Um atendimento de emergência em meio ao almoço do dia dos Pais, em uma churrascaria de Porto Alegre, impressionou funcionários e clientes que comemoravam a data em família. Um idoso de 81 anos se engasgou e contou com a ajuda de um médico, que almoçava no mesmo local, para reagir. O profissional usou uma faca e uma caneta para fazer uma traqueostomia.
Passava das 12h quando o aposentado José Fernando Pires chegou à churrascaria, acompanhado da mulher e da filha. Ao garçom, pediu um filé com fritas. Quando estava no fim da refeição, o inesperado aconteceu. Ele se engasgou com o último pedaço de carne que havia no prato.
Ao perceber que o cliente passava mal, o proprietário da churrascaria pediu que um médico que estava no local ajudasse com o atendimento de urgência. Após receber a autorização da família para fazer uma traqueostomia, o médico agiu. Pegou uma faca, dessas de serrinha, e fez uma pequena incisão. Melhorando na hora a respiração do idoso. O médico cortou cerca de 2cm do pescoço de José Fernando e inseriu a caneta para deixar o ar passar.
Já em casa com a mulher, nesta segunda-feira (13), e com um curativo no pescoço, José Fernando lembrou os momentos de aflição que passou no almoço de domingo, recebeu e agradeceu ao cirurgião-geral Luciano Bastos Moreira pela intervenção.
Da redação com informações de G1