A segunda versão do evento foi uma comemoração aos 500 anos do Brasil. Uma mostra de conhecimento científico e todos os avanços na produção e na produtividade foram discutidos em 2000.
Em sua terceira edição, no ano de 2002, o evento também sediou o FORAGRO – Fórum das Américas para Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico. O grande destaque neste ano foi a Rodada de Negócios e a Rodada de Projetos. Uma oportunidade única onde a Embrapa, em conjunto com o Sebrae, reuniu empresários, indústria e comércio do agronegócio em reuniões agendadas.
Na quarta edição em 2004, abordou temas relevantes que fazem parte do interesse de vários segmentos da sociedade brasileira e de todas as pessoas que se preocupam com o desenvolvimento do Brasil e com a preservação do meio ambiente. No Fórum Ciência e Sociedade debateram sobre ambiente, saúde e qualidade de vida.
A Quinta edição, em 2006, teve como tema a Popularização da Ciência e da Tecnologia e trouxe um conjunto de atividades que permitiu a interação com os 60 mil visitantes, que puderam participar de experimentos e ter sensações para entender como a ciência e a tecnologia estão presentes no dia-a-dia de cada cidadão brasileiro. Foram atrações musicais, teatrais, feira de livros e diversas atividades interativas que aproximaram o público dos resultados dos trabalhos de pesquisa das 183 empresas e instituições participantes. Paralelamente aconteceu o II Congresso da Cadeia Produtiva do Arroz, por meio de conferência e painéis focados em quatro grandes temas – Mercado, Consumo, Indústria e Produção – foi apresentada e discutida a evolução da área de produção de arroz no Brasil, no Mercosul e no mundo. A participação deu-se mediante prévia inscrição.