Com a participação das 18 organizações não governamentais intituladas ONGs de Responsa, do governo do Estado de São Paulo, de artistas e de especialistas, a Ambev promove nesta quarta-feira (31) o II Seminário de Prevenção ao Uso Indevido do Álcool. O encontro tem o objetivo de fomentar o debate sobre como combater o consumo de bebidas alcoólicas por jovens e compartilhar projetos voltados ao tema.
No seminário estarão presentes o jornalista Gilberto Dimenstein, a psicóloga e educadora Rosely Sayão, o rapper Emicida, a especialista Maria do Carmo Brant de Carvalho, o secretário de Comunicação do Estado de São Paulo Marcio Aith, o sociólogo Gabriel Milanez (da Box 18-24), a co-fundadora do Plano CDE, Luciana Aguiar, e 18 ONGs de todo o país que fazem parte do Programa Jovens de Responsa, entre elas a Oficina de Imagem, de Belo Horizonte (MG).
“O problema do consumo de bebidas alcoólicas por menores de idade é uma realidade que precisa ser enfrentada pelos diferentes agentes da sociedade. Por isso a relevância desse evento, em que vamos apresentar, conhecer e debater iniciativas voltadas a buscar soluções para essa questão”, afirma João Castro Neves, presidente da Ambev.
No encontro será lançada a publicação “Jovens de Responsa: experiências e práticas em rede para prevenir o uso de bebidas alcoólicas por jovens menores de 18 anos”, que reúne quase três anos do trabalho da Ambev e das chamadas ONGs de Responsa. O livro tem o objetivo de dar visibilidade as iniciativas de cada organização e mostrar que os projetos podem ser facilmente replicados em outros locais. Ou seja, verdadeiras tecnologias sociais em prol de uma atitude mais consciente frente ao problema do uso indevido de álcool por jovens.
“Na publicação vemos o jovem não apenas como parte de um problema, mas como gerador de uma saída. Não apenas uma saída para suas vidas, mas de suas comunidades”, conta o jornalista Gilberto Dimenstein, consultor do projeto.
O Programa Jovens de Responsa é uma iniciativa da Ambev que, em parceria com ONGs de todo o país, cria estratégias de prevenção ao consumo do álcool por menores de idade. O trabalho é estruturado em cinco pilares: atividade com jovens, capacitação de educadores, eventos, conscientização de bares e comunicação. A cada ano, novas organizações se agregam à rede. O objetivo de formar esse time de parceiros é encontrar iniciativas que sejam simples, eficazes e fáceis de serem replicadas. Hoje, o programa conta com 18 entidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Belo Horizonte e Rio Grande do Sul.
São elas: Fundação Cafu, Casa do Zezinho, Central Única das Favelas (CUFA), Cidade Escola Aprendiz, Cipó Comunicação Interativa, Fundação Gol de Letra, AlfaSol, Ação Comunitária, Novolhar, Aldeia do Futuro, Instituto Bola pra Frente, Instituto Crescer, Projeto Axé, Viva Rio, UNAS, Oficina de Imagem, Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho e Junior Achievement Brasil.
O desenvolvimento dos projetos em cada comunidade é acompanhado de perto pela Ambev, que mensura os resultados e organiza regularmente workshops com as ONGs para que todas partilhem as ações que estão executando e assim, possam trocar experiências. Em Heliópolis, por exemplo, onde o programa atua por meio da UNAS, está sendo conduzida uma pesquisa pela consultoria Plano CDE para analisar o impacto do trabalho. Os resultados já mostram como o Jovens de Responsa está sendo assimilado pela comunidade:
· A proporção de jovens que já compraram bebidas passou de 67% para 46;
· A freqüência de consumo entre os jovens com idade entre 14 e 15 anos também caiu. Dentre aqueles que bebiam uma vez por mês, passou de 30% para 21%;
· A quantidade de doses consumidas passou de nove para sete nos bares, de sete para cinco doses em festas na comunidade e de seis para quatro na casa de amigos;
· 98% dos jovens consideram importante ter projetos que falem sobre os efeitos de bebidas alcoólicas;
· 65% dos jovens dizem que gostariam de saber mais sobre o que estes efeitos causam no organismo. O que aponta que o tema ainda não é suficientemente discutido na sociedade;
Desde sua criação, o Jovens de Responsa conseguiu impactar 900 mil pessoas em ações de comunicação (programas e spots em rádio, distribuição de materiais de comunicação etc), mais de 6 mil jovens já participaram de atividades diretas, 960 educadores e lideranças comunitárias foram capacitados, 500 bares foram sensibilizados com os projetos e outras 39 mil pessoas participaram dos eventos que integram o programa (festas, concursos, campeonatos e caminhadas solidárias). Mais informações no site www.ambev.com.br.
Fonte: Ambev