Uma tartaruga da espécie cabeçuda foi encontrada morta, nessa segunda-feira (14), na praia de Boa Viagem. O animal foi identificado boiando, pela manhã, na altura do edifício Califórnia, no 1º Jardim. Com peso aproximado de 300 kg e medindo 1,80 de comprimento e 1,20 de largura, o animal não apresentava nenhum ferimento ou sinal de ingestão de lixo.
Segundo o ambientalista voluntário Adriano Artoni, que fez o resgate do animal, a causa da morte pode ter sido um peixe da espécie baiacu, encontrado dentro da tartaruga, que tinha entre 45 e 50 anos. “Esse tipo de peixe costuma inchar e tem muitos espinhos. Ele pode ter obstruído a passagem do ar e matado a tartaruga. Ela deve ter ingerido na Costa, confundido com alguma outra espécie ou alga”, explicou.
Essa é a tartaruga de número 572 encontrada na Costa Pernambucana desde 2012. A última havia sido encontrada no sábado (12), em Piedade, com palitos de espetinho e plástico no estômago. A carcaça do exemplar foi enterrada e será encaminhada, após um ano, para estudos na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).
Com informações de EM