A Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG) apresenta, durante a sexta edição da exposição Ciência para a Vida 2008, que acontece até o próximo domingo, 28, em Brasília-DF, cinco novas cultivares. São quatro cultivares de milho (BRS 1040, BRS 2022, BRS 3025, BRS 3035) e uma de sorgo (BRS 655) que foram apresentadas pela primeira vez ao público, ontem, durante a solenidade de abertura do evento.
O BRS 1040 é o novo híbrido simples de milho da Embrapa. Tem potencial genético para alta produvitidade, estabilidade de produção e ciclo superprecoce. Possibilita alto retorno financeiro a produtores que mantêm lavouras com elevado uso de insumos.
Já o BRS 2022 é um híbrido duplo que tem ciclo precoce e excelente tolerância ao acamamento e ao quebramento. O potencial genético para produtividade também é alto para sua categoria.
O híbrido triplo BRS 3025 possui ciclo precoce e apresenta excelente resistência tanto ao acamamento como ao quebramento. Seus grãos são alaranjados e semi-dentados.
Os três híbridos (BRS 1040, BRS 2022 e BRS 3025) são indicados para plantio, tanto na safra como na safrinha, em todo o país, exceto na região subtropical (que inclui o Sul do Paraná e os estados de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul).
O BRS 3035, também híbrido triplo, tem ciclo superprecoce e excelente tolerância ao acamamento e ao quebramento. A indicação de plantio é para a época de safrinha nas regiões Sudeste e Centro-Oeste do Brasil e para o estado do Paraná, exceto em sua parte Sul.
A Embrapa apresenta também o BRS 655, híbrido de sorgo forrageiro que permite uma silagem de alta qualidade. Ele tem estabilidade de produção, alta resistência a estiagem, baixo custo de produção e alto potencial de produção de massa verde. O novo sorgo da Embrapa é indicado para plantio no período chuvoso (de outubro a dezembro) nas regiões Sudeste, Centro-Oeste e Sul do Brasil, além do estado do Tocantins.
Sobre a exposição Ciência para a Vida 2008
A Ciência, Tecnologia e a Inovação caminham juntas para o desenvolvimento e a melhoria de vida dos brasileiros. A cada dois anos, o Ciência para Vida torna-se o espaço certo, oportuno e a forma dinâmica de mostrar à sociedade o que a Embrapa e instituições de pesquisa têm feito para tornar mais saudável a vida no campo e na cidade.
O evento não trata apenas da divulgação dos resultados da pesquisa agropecuária e do uso de tecnologias, mas também como nossos esforços fazem parte da rotina das pessoas. O evento aborda ciência por meio de diversas atrações, como exposições, shows, mostra interativa, gastronomia e artesanato.
O Ciência para Vida também reserva oportunidades de negócios. Afinal, o evento tem tradição em reunir parceiros – como cooperativas, empresas públicas e privadas – que em cada uma de suas edições renovam e ampliam seus clientes e usuários.
Da redação com Assessoria de Imprensa – EMBRAPA Sete Lagoas