O aplicativo que permite o envio do documento por meio de dispositivos móveis foi disponibilizado hoje, (1°), pela Receita Federal. O aplicativo pretende ajudar aos contribuintes que ainda não enviaram a declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) a declarar com mais facilidade.
O aplicativo, m-IRPF, está sendo disponibilizado pela Receita Federal do Brasil para uso em tablets e smartphones que utilizem os sistemas operacionais IOS e Android, para uso de pessoas físicas residentes no Brasil.
A expectativa do Fisco é de que 5 milhões de usuários utilizem o aplicativo. Isso por que contribuintes que tenham recebido rendimentos tributáveis de pessoa física do país ou do exterior, que estejam com exigibilidade suspensa, que tiveram ganho de capital com ações e pessoas físicas com rendimentos isentos e não tributáveis ainda não podem utilizar o aplicativo.
“Vai haver limitações para esse primeiro momento do lançamento. O objetivo é alcançar contribuintes com declarações mais simples, mas vamos ampliar as possibilidades para o próximo ano”, disse Carlos Alberto Barreto, secretário da receita federal.
O prazo para enviar a declaração do imposto de renda é até o dia 30 de abril.
Com informações da Agência Brasil.