Alunos do 6° ao 9° ano e do ensino médio vão poder em breve contar com uma nova ferramenta de ensino. A criação de uma plataforma nacional digital para a educação básica visa oferecer aulas digitais estruturadas e com conteúdo mais atrativo.
O conteúdo contendo vídeos, textos e jogos busca que cada escola organize e esquematize o seu currículo adaptando-o a uma nova fonte de materiais disponíveis.
A plataforma, que começou a ser pensada em fevereiro e deve ser lançada até o final do próximo ano, vai oferecer aulas com complexidades diferentes. Assim, alunos de diferentes fases educacionais vão poder escolher o conteúdo mais próximo a eles.
A avaliação também vai buscar um sistema mais interativo, visando monitorar o conteúdo aprendido pelo aluno e adaptar o exercício à aptidão do estudante.
“Há uma série de inovações que a iniciativa privada pode trazer, além de reunir esforços para um projeto único”, diz Anna Penido, diretora do Instituto Inspirare e portal Porvir. A iniciativa é uma parceria entre instituições públicas e privadas e o governo federal.
Com informações de O Tempo.