As operadoras de plano de saúde terão que implantar ouvidorias em suas empresas para registrar e responder as reclamações dos usuários. O anúncio foi feito pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), nesta quarta-feira, 3.
Depois de recebidas, as demandas dos beneficiários devem ser respondidas em até sete dias úteis. As empresas vão ter de designar profissionais responsáveis por atender a demanda além de fornecer canais de contato específico, como um telefone de registro de demandas, e protocolos de atendimento.
O objetivo da norma é ajudar aos beneficiários a resolverem seus conflitos com as operadoras. “Isso vai reduzir ainda mais a necessidade de o usuário ter que entrar com processos contra as operadoras”, avaliou o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.
O prazo para criação das ouvidorias é 180 dias, para operadoras com número igual ou superior a 100 mil beneficiários, e de 365 dias, para operadoras com menos de 100 mil beneficiários. Operadoras com menos de 20 mil beneficiários não vão precisar criar ouvidorias mas, apenas, designar um funcionário da ANS para atender as reclamações.
Com informações da Agência Brasil.