Os bancos afiliados à Federação Brasileira de Bancos (Febraban) implementarão mudanças nos extratos bancários a partir de 8 de julho de 2024, padronizando as nomenclaturas utilizadas.
Primeira etapa da modificação
Inicialmente, a alteração abrangerá depósitos e saques. Outras operações financeiras serão ajustadas gradualmente para se adequar à nova padronização.
Objetivo da mudança
Segundo a Febraban, o objetivo é facilitar a compreensão das transações bancárias pelos clientes, especialmente aqueles que possuem contas em múltiplas instituições financeiras. A padronização visa tornar as informações mais acessíveis e uniformes.
Exemplos de nomenclatura padronizada
- Depósitos de cheques realizados no caixa eletrônico (ATM) serão descritos como “DEP CHEQUE ATM”.
- Saques em dinheiro feitos nas agências com o cartão da conta serão descritos como “SAQUE DIN CARTAO AG”.
Atualmente, essas descrições variam entre os bancos, dificultando a compreensão pelos clientes.
Benefícios da padronização
Walter Faria, diretor-adjunto de Serviços da Febraban, destacou que a iniciativa busca “universalizar” as informações e melhorar a compreensão das operações pelos clientes. A medida também pretende ampliar o acesso aos serviços bancários.
“Hoje, os bancos utilizam mais de 4 mil tipos de nomenclaturas diferentes para suas operações, causando significativas diferenças entre os bancos para uma mesma operação financeira”, explicou Faria.
Direitos dos consumidores
Os consumidores têm direito a até dois extratos gratuitos dos últimos 30 dias para contas-correntes. Os bancos ressaltam a importância de os clientes verificarem possíveis tarifas para a emissão de extratos adicionais.
Acesso aos extratos
Os extratos bancários podem ser acessados de várias formas: internet banking, aplicativos bancários, caixas eletrônicos, agências bancárias ou pela central de atendimento telefônico.
Em caso de dúvidas
Para esclarecer dúvidas, é recomendável entrar em contato diretamente com a instituição financeira. Clientes com conta-corrente têm direito a até dez serviços gratuitos por mês, conforme o limite estabelecido pelo Banco Central. Clientes de caderneta de poupança também têm acesso a serviços gratuitos, embora com limites inferiores comparados às contas-correntes.