A Receita Federal está alertando os brasileiros sobre um novo golpe que está sendo aplicado no país: falsos leilões virtuais oferecendo itens atrativos.
Embora a Receita Federal realmente realize leilões de itens apreendidos, criminosos estão aproveitando essa prática para enganar as pessoas. Os leilões oficiais da Receita são populares porque oferecem produtos em bom estado, como celulares e computadores, a preços reduzidos.
Como funciona o golpe do falso leilão
Segundo a Receita Federal, criminosos têm realizado transmissões ao vivo (lives) falsas que simulam leilões do órgão. Essas lives geralmente ocorrem um ou dois dias antes dos leilões oficiais da Receita, fazendo com que os cidadãos acreditem que se trata de um evento legítimo.
Nos falsos leilões, os criminosos oferecem lotes inexistentes. Os consumidores fazem o pagamento e depois entram em contato com a Receita para retirar o lote arrematado, descobrindo então que não há nenhum lote disponível.
Como se proteger
Para evitar ser vítima desse golpe, a Receita Federal informa que os leilões eletrônicos só podem ser acessados pelo Sistema de Leilão Eletrônico, disponível via Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC). É necessário ter uma conta GOV.BR com nível Prata ou Ouro para utilizar o sistema. No e-CAC, é possível conferir os lotes disponíveis, com fotos e detalhes dos produtos.
Antes de participar de qualquer leilão, verifique se as páginas oficiais da Receita estão divulgando o evento. A especialista do FDR, Lila Cunha, também alerta sobre o golpe e recomenda verificar sempre as fontes oficiais para evitar ser enganado.
Da Redação com Por Dentro de Tudo