Um balão caiu sobre a rede elétrica em Aricanduva, zona leste de São Paulo, na madrugada desta segunda-feira, causando danos em uma creche, arrastando um carro e prendendo uma moto em um poste. O Departamento de Polícia de Proteção à Cidadania da Polícia Civil iniciou uma investigação para identificar os responsáveis. Soltar balões é crime conforme a Lei de Crimes Ambientais.
Imagens da queda do balão foram compartilhadas nas redes sociais, mostrando o artefato em chamas descendo lentamente entre as ruas Petrobras e Alto Belo.
Segundo a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP-SP), três viaturas foram enviadas para atender a ocorrência, que não deixou vítimas. “A Polícia Civil, através da Divisão de Investigações sobre Infrações contra o Meio Ambiente, do DPPC, iniciou uma investigação para identificar todos os envolvidos”, informou a SSP-SP em nota.
A SSP-SP também informou que o Corpo de Bombeiros atendeu 15 casos de incêndio provocados por balões neste ano no estado. A Polícia Militar Ambiental apreendeu 35 balões até agora.
A Enel Distribuição São Paulo comunicou que a queda do balão afetou três linhas de alta tensão e alguns circuitos de média tensão. “A energia foi rapidamente restabelecida remotamente para cerca de 95% dos clientes afetados inicialmente – 40% de imediato e 55% em até 17 minutos após o incidente”, declarou a empresa.
Ver essa foto no Instagram
🚨🏠 Balão causa apagão e afeta 400 mil imóveis na Zona Leste de SP! 🏠🚨
A Polícia Civil investiga o caso, lembrando que soltar balões é crime ambiental.
Você já presenciou algo assim? Comente abaixo! 💬⬇️#Apagão #SãoPaulo #ZonaLeste #Energia #PortalN10 #N10Notícias pic.twitter.com/Jv3l9VYxZj
— Portal N10 (@PortalN10) July 22, 2024