Nos últimos meses, relatos de vítimas do esquema “Recupera Fácil” têm aumentado. Esse golpe cobra dinheiro prometendo devolver valores perdidos em fraudes anteriores, configurando um “golpe do golpe”.
Os criminosos por trás do “Recupera Fácil” usam táticas sofisticadas e bem planejadas. Eles atraem vítimas por anúncios online, redes sociais e e-mails, fazendo parecer que o serviço é legítimo. Eles até afirmam que o programa foi criado pelo Reclame Aqui e pelo Procon para aumentar a credibilidade.
Os anúncios incluem vídeos falsos com supostas recomendações de influenciadores e advogados. Ao seguir as instruções do site “Recupera Fácil”, a vítima interage inicialmente com um chatbot que solicita suas informações pessoais. Em seguida, é informado que há um valor a receber, mas que é necessário fazer um depósito antecipado. Após o pagamento, os golpistas desaparecem, deixando a vítima com um prejuízo ainda maior.
Segundo o advogado Mozar Carvalho, um sinal clássico de que um serviço de recuperação de dinheiro é um golpe é a exigência de pagamento antecipado. Serviços legítimos geralmente funcionam no formato pro bono, onde o pagamento só é feito após a recuperação do crédito ou resolução do problema. Se o serviço exige uma cobrança inicial, é um indicativo claro de fraude.
Recupera Fácil é um serviço legítimo do Reclame Aqui e do Procon?
Apesar das alegações, nem o Procon, nem o Reclame Aqui oferecem serviços de recuperação de dinheiro perdido em fraudes. O próprio Reclame Aqui já alertou em seus canais oficiais que o “Recupera Fácil” é um golpe.
Como recuperar dinheiro perdido em golpes?
Se você foi vítima de um golpe, algumas medidas podem ajudar a tentar recuperar o dinheiro perdido.
Carvalho recomenda registrar um boletim de ocorrência, preferencialmente em uma delegacia especializada no consumidor, fornecendo todos os detalhes possíveis sobre o golpe para iniciar uma investigação.
“Consultar um advogado especialista pode ser fundamental para orientar as vítimas sobre os passos legais a serem seguidos, incluindo a possibilidade de uma ação judicial de reparação de danos, dependendo da situação”, acrescenta o advogado.
Além disso, notifique empresas envolvidas, como bancos e operadoras de cartão de crédito, para bloquear futuras transações fraudulentas. Reclamações no Procon e no Reclame Aqui também podem ser eficazes, pois essas plataformas podem ajudar a localizar outros fraudadores e oferecer suporte com base em experiências de outras vítimas.
Em alguns casos, o pagamento pode ser estornado. Embora não haja garantias, essas ações aumentam as chances de recuperar parte do valor perdido e ajudam a prevenir que outras pessoas caiam no mesmo golpe.
Como evitar cair em golpes
Para evitar futuros golpes, o advogado Mozar Carvalho aconselha adotar uma postura cética. Ofertas que parecem boas demais para ser verdade geralmente não são verdadeiras.
“Verificar a autenticidade dos serviços antes de qualquer pagamento é crucial. Isso inclui pesquisar sobre a empresa, verificar contas bancárias suspeitas e procurar reclamações no Reclame Aqui. Além disso, nunca compartilhe senhas ou dados pessoais em plataformas inseguras e mantenha-se informado sobre novas práticas de golpes na internet para navegar com segurança”, alerta Carvalho.
com informações do Metrópoles