Investir no desenvolvimento dos colaboradores é uma estratégia que muitas empresas adotam para alavancar tanto o desempenho dos profissionais quanto os resultados da organização. De acordo com a 18ª edição da Pesquisa Panorama do Treinamento no Brasil 2023/2024, 94% das empresas brasileiras têm um orçamento anual definido para treinamentos, integrando a educação corporativa em suas prioridades. Programas internos de aprendizado, cursos de aperfeiçoamento e escolas corporativas estão se tornando cada vez mais relevantes no ambiente empresarial.
Mariana Avendanha, head de sucesso na Proz Educação, uma instituição de referência em cursos técnicos e especialista em educação corporativa, ressalta a importância de identificar pontos de melhoria e desenvolver planos de ação personalizados e metódicos para garantir uma atuação eficiente, de qualidade e competitiva. Segundo ela, a educação deve ser adaptada às necessidades, demandas, expectativas e à cultura da empresa. “É fundamental definir o indicador que se deseja melhorar, realizar um treinamento focado nele e acompanhar sua eficácia a partir da evolução desse indicador. Essa abordagem assegura qualidade, segurança e eficiência operacional”, explica.
Mariana também destaca que os treinamentos são um valor universal no mercado, independentemente do setor. A Proz Educação, além de oferecer capacitação técnica e comportamental para diversas instituições de saúde em Minas Gerais, se destaca na consultoria para o Levantamento de Necessidades de Treinamento (LNT).
A Emccamp Residencial, com sede em Belo Horizonte e atuação nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro, é um exemplo de empresa que valoriza a capacitação dos seus colaboradores. Através do projeto ‘Emccamp Talks’, a construtora promove a troca de experiências como um meio de aprendizado contínuo, oferecendo um espaço para diálogos com profissionais de diferentes áreas. O projeto, realizado trimestralmente, já contou com a participação de personalidades como o jornalista Vladimir Vilaça e a especialista em finanças Rafaella Miranda, além da astronauta Laysa Peixoto, que inspirou os colaboradores ao compartilhar sua história de vida.
Além do ‘Emccamp Talks’, a empresa possui a ‘Escola Emccamp’, um projeto voltado para a qualificação de profissionais da construção civil. Recentemente, a empresa ofereceu um curso de técnica de assentamento de revestimento cerâmico para 22 colaboradores de empreiteiras subcontratadas, alinhando os critérios de execução aos padrões normativos e às instruções da Emccamp. Em parceria com o Senai, a construtora também ofereceu um curso de azulejista em São Paulo, voltado para quem deseja ingressar no setor da construção, com o objetivo de promover qualificação profissional e impacto social positivo.
O planejamento da Emccamp inclui a oferta de mais cursos em todas as regiões onde atua, com especializações em áreas como montagem de formas e pintura.
Laudeline Soeiro, gerente de capital humano do Grupo EPO, empresa que atua há 32 anos no mercado imobiliário, também destaca a evolução dos treinamentos corporativos como uma ferramenta de autoridade reconhecida. No Grupo EPO, o projeto ‘Evoluir Mais’ faz parte de uma trilha de desenvolvimento para todos os colaboradores, integrando uma avaliação 360° e cursos diversos para identificar e suprir gaps de competência na organização. “Antes, os treinamentos eram pontuais e sob demanda. Agora, com o ‘Evoluir Mais’, temos uma avaliação integrada e um planejamento contínuo de desenvolvimento personalizado para cada colaborador”, afirma Laudeline.
Da Redação com Por Dentro de Tudo