A Lua está no seu período mais próximo da Terra – o chamado perigeu – e nesta noite (19) parecerá ainda mais brilhante e com tamanho maior. Apesar do nome, não necessariamente o astro esteja numa cor azulada.
O evento acontece a cada dois anos e poderá ser visto de todo o país. A previsão é de que a Lua apareça no céu por volta das 15:25, porém o melhor horário para enxergar o fenômeno de hoje será ao entardecer às 17:45.
Não será preciso nenhum equipamento de observação e, com a previsão de céu limpo em Sete Lagoas, a expectativa é de que não haja empecilhos ao olhar para o céu.
Fotografou a Lua nesta noite em Sete Lagoas? Publique em seu Instagram e compartilhe conosco nos marcando no @setelagoas!
O motivo de ser chamada de “Lua Azul”
O apelido Lua Azul é usado como referência para a segunda Lua cheia do mês. Ela ganhou esse nome quando em 1883 uma erupção do vulcão Krakatoa, na Indonésia, expeliu grande quantidade de cinzas para a atmosfera e alteraram por anos a percepção da cor para quem olhava a Lua naquela região. Em 1951 também ocorreram incêndios florestais no oeste do Canadá, espalhando fumaça por toda a América do Norte, especialmente na região nordeste, repetindo o fenômeno.
Da Redação com informações de g1