A Receita Federal anunciou nesta sexta-feira (23) a liberação do quarto lote de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2024. Ao todo, 5.347.441 contribuintes serão beneficiados com o pagamento de R$ 6,8 bilhões, que será creditado nas contas bancárias no dia 30 de agosto.
Neste lote, a Receita priorizou o pagamento para idosos acima de 80 anos, pessoas com deficiência e professores. Também foram contempladas restituições residuais de anos anteriores e contribuintes que utilizaram a declaração pré-preenchida ou optaram por receber a restituição via Pix.
Como consultar e resgatar
Para verificar se tem direito à restituição, o contribuinte deve acessar o portal da Receita Federal ou o aplicativo da Receita para tablets e smartphones. Caso o crédito não seja realizado na conta informada na declaração, os valores ficarão disponíveis por um ano no Banco do Brasil. Nesse caso, o contribuinte pode reagendar o crédito ou solicitar o resgate pelo Portal e-CAC.
Contribuintes que não estiverem na lista podem consultar o extrato da declaração no Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC). Em caso de pendências, é possível enviar uma declaração retificadora.