A fabricante de balas Dori anunciou nesta quinta-feira (22) o recolhimento de diversos produtos fabricados em sua unidade de Rolândia (PR) entre 21 de junho e 10 de julho deste ano. A medida foi tomada após a detecção de um potencial risco de contaminação por Salmonella Muenchen.
A Anvisa, agência reguladora de produtos alimentícios, já havia publicado uma determinação proibindo a comercialização dos lotes suspeitos no último dia 19. A decisão foi tomada após a própria Dori comunicar a agência sobre o problema.
A lista de produtos envolvidos no recall inclui diversos tipos de balas e doces, como Bala Hortelã Recheada, Bala Bolete Tutti Frutti, Bala Hortelã Mint, Bala Morango Recheada, Dori Regaliz Tijolo, Bala Lua Cheia Chantilly e Bala Yogurte100 Morango. A empresa pede que os consumidores verifiquem os lotes e datas de validade dos produtos antes de consumi-los. (confira abaixo nas imagens)
A Dori orienta que os consumidores que já adquiriram os produtos contaminados não os consumam e entrem em contato com o serviço de atendimento ao cliente para solicitar informações sobre o processo de reembolso. O telefone para contato é 0800 707 4077 e o e-mail é sac@dori.com.br.
Quais os riscos da contaminação por Salmonella?
A Salmonella Muenchen pode causar infecção gastrointestinal, com sintomas como:
- dor abdominal;
- diarreia;
- febre
- e vômito.
A Dori informou que já concluiu o processo de descontaminação, limpeza e higienização da fábrica onde os produtos contaminados foram fabricados. A empresa também orientou os pontos de venda a interromper imediatamente a comercialização dos produtos envolvidos no recall.